Polícia



Reação na Capital

Ato condena a cultura do estupro e o machismo em Porto Alegre

Mulheres deitaram no chão formando o número 33, em referência à quantidade de homens envolvidos no estupro coletivo de uma adolescente no Rio de Janeiro

29/05/2016 - 17h04min

Atualizada em: 01/06/2016 - 08h24min


Juliana Bublitz
Juliana Bublitz
Enviar E-mail
Performance chamou a atenção para a violência sexual cometida na zona leste do Rio, na madrugada do dia 21

A Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, foi palco de um ato de repúdio à cultura do estupro e à violência contra a mulher neste domingo. A mobilização integrou uma onda de manifestações em solidariedade à adolescente estuprada por um grupo de homens em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Na Capital, mulheres deitaram no chão sobre um pano preto formando o número 33, em referência aos envolvidos no estupro coletivo que indignou o país.

Com os rostos pintados de vermelho e tecidos da mesma cor amarrados aos pulsos e aos pescoços, as manifestantes levantaram, arrancaram as amarras e gritaram frases de ordem como "meu corpo é meu" e "não ao machismo".

Leia mais:
"Parem de me culpar", diz adolescente vítima de estupro
Suspeito de participar de estupro coletivo é liberado após depoimento
Violência leva uma mulher ao SUS a cada 4 minutos no Brasil
Delegacia da Criança assume investigação sobre estupro coletivo

Ao final da performance, derramaram tinta sobre cartazes espalhados pelo chão, denunciando a agressividade contra a mulher e pedindo justiça. As participantes contaram com o apoio de outras mulheres e também de alguns homens, mas a adesão foi tímida em função da chuva.

– Não podíamos deixar passar esse momento tão grave. O ato é uma resposta aos ataques pelos quais as mulheres estão passando no Brasil – declarou Ticiana Alvares, coordenadora da União Brasileira de Mulheres (UBM) e integrante do coletivo Isto é machismo.

Manifestantes gritaram palavras de ordem contra a cultura do estupro

O grupo também protestou contra o governo interino de Michel Temer, classificado como "golpista" pela forma como chegou ao poder e "machista" pela ausência de mulheres do primeiro escalão. O ato, que teve a participação de vários coletivos, entre eles o Isto é machismo, o EmpoderArte e o Arte na Rua, além da UBM, transcorreu de forma pacífica e terminou por volta das 16h30min sem incidentes.

Ações semelhantes se repetiram em outras cidades do país, como Recife (PE), Boa Vista (RR) e Brasília. A maior delas ocorreu na capital federal, onde centenas de pessoas marcharam na Esplanada dos Ministérios, com flores nas mãos.

Em Brasília, ato chamou a atenção em frente ao STF.

A iniciativa foi organizada por 16 entidades ligadas a causas feministas e de defesa da criança e do adolescente para mostrar a indignação em relação à cultura do estupro, pedir justiça e exigir políticas públicas que garantam educação de gênero nas escolas.

Aos gritos de "mexeu com uma, mexeu com todas", "não tem justificativa" e "lugar de mulher é onde ela quiser", a caminhada terminou em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde grades foram derrubadas. No local, foram fixadas calcinhas pintadas de vermelho, em alusão à violência sexual.

– Para nós, a rua é um campo de batalha. Os homens não têm ideia do medo que a gente vive diariamente. Todos têm esse potencial de ser agressor, porque é natural de nossa cultura subjugar a mulher. Essa desconstrução é muito difícil, mas vamos enfrentar – disse a professora Daniela Gontijo, 29 anos.

Leia as últimas notícias de ZH


MAIS SOBRE

Últimas Notícias