Polícia



Tiroteio

PM morto na Zona Leste havia se aposentado este ano

Tenente José da Silva Rosa, 48 anos, entrou em confronto com criminosos no Bairro Aparício Borges, em Porto Alegre. Ele e um suspeito morreram. Polícia Civil investiga possível tentativa de assalto

17/05/2016 - 10h20min

Atualizada em: 17/05/2016 - 10h21min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Divulgação / Brigada Militar
Tenente José da Silva Rosa foi para a reserva da Brigada Militar neste ano

O policial militar José da Silva Rosa, 48 anos, morto por volta das 6h desta terça-feira em um tiroteio com possíveis assaltantes, no Bairro Coronel Aparício Borges, Zona Leste de Porto Alegre, havia se aposentado neste ano como tenente no Batalhão de Operações Especiais (BOE), da Brigada Militar. No confronto, um dos suspeitos, identificado como Claiton Michael Caetano da Silva, o Micha, 26 anos, também morreu.

– Era um policial bastante calmo, pacato. Ainda é cedo para avaliar a ação dele nessa situação específica, mas é natural do policial militar reagir quando é atacado. Ele estava na atividade até bem pouco tempo – afirma o comandante do BOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Júnior.

Leia mais:
VÍDEO mostra assalto a farmácia que terminou com morte de vigilante
Polícia procura pistas do suspeito de matar estudante de enfermagem em assalto

José havia servido ao BOE por 26 anos, uma carreira também seguida pela esposa – também já aposentada – e a irmã. Ele entrou no batalhão ainda soldado e durante boa parte da sua carreira fez parte do Gate.

– O tenente tinha uma função específica, era um especialista. Mas transitava muito bem no batalhão. Amigo de todos aqui – aponta o comandante.

O caso será apurado como um latrocínio (roubo com morte) pela 19ª DP. O assaltante morto, no entanto, não é considerado pela polícia um criminoso comum. Micha era apontado pela Polícia Civil atualmente como um dos homens fortes no tráfico de drogas da Vila Maria da Conceição, Bairro Partenon. Ele estava em liberdade condicional e tinha pena a cumprir até 2019, com condenações por roubo, furto e tráfico de drogas.

Os policiais ainda investigam a possibilidade de pelo menos um comparsa ter fugido em outro veículo enquanto os dois homens mortos ficaram caídos ao lado do Siena do policial militar.

Leia mais notícias do dia


MAIS SOBRE

Últimas Notícias