Polícia



Latrocínio

Furto em veículos é o crime mais comum no entorno do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre 

Roubo seguido de sequestro, como aconteceu com Mineia Machado na sexta-feira, é raro, de acordo com a Brigada Militar

13/06/2016 - 14h13min

Atualizada em: 13/06/2016 - 14h29min


Vanessa Kannenberg
Vanessa Kannenberg
Enviar E-mail

O roubo e o sequestro de uma funcionária do serviço de informações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, reacenderam o debate sobre a segurança na região. De acordo com os registros da Brigada Militar, os crimes envolvendo Mineia Sant Anna Machado, 39 anos, que foi morta cerca de 30 quilômetros depois, na BR-386, são raros no entorno do aeroporto.

Segundo o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Régis Rocha da Rosa, os crimes mais comuns na região são aqueles sem registro de violência.

– A incidência maior é de furto em veículos, principalmente de equipamentos como estepe, que são externos e de fácil acesso – afirma Rosa.

Leia mais
Corpo de mulher sequestrada no aeroporto é encontrado
Mulher desaparece após assalto no Salgado Filho

O motivo disso, conforme ele, é a localização do aeroporto, longe dos bairros mais populosos da Capital. Com o baixo fluxo de pessoas a pé, o foco dos criminosos é o grande volume de carros, tanto do aeroporto como das indústrias e empresas instaladas nas proximidades.

– Em decorrência disso, a gente perde um pouco daquela vigilância informal, que seria a presença de pessoas nas ruas. Como não há fluxo de pedestres, favorece os delinquentes e dificulta a ação preventiva – complementa o comandante, acrescentando que o período da madrugada é ainda mais visado.

Mireia foi levada por volta das 2h. A Brigada Militar, segundo ele, mantém patrulhamento ostensivo na região, mas que se torna menos intensivo depois da meia-noite, quando se encerra o transporte de trem.

– Roubo ali perto é pontual. Recebemos algumas denúncias de roubos a pedestres nas proximidades da estação Anchieta (próxima ao Salgado Filho) – diz Rosa.

A BM faz parte da Comissão de Segurança Aeroportuária, que também reúne Infraero, Polícia Federal e Polícia Civil, e realiza reuniões periódicas para aprimorar a segurança no e ao redor do aeroporto.

DICAS DE SEGURANÇA
Confira as recomendações da Brigada Militar para a região

– com o baixo fluxo de pessoas e alto número de veículos, a BM recomenda deixar o carro em áreas vigiadas, como o estacionamento privativo do aeroporto ou de empresas próximas

– caso não seja possível, é recomendado procurar áreas bem iluminadas e que de preferência sejam monitoradas ou de bastante movimento

– evitar circular pela região durante a noite ou de madrugada

– sempre que perceber algum tipo de movimento suspeito, ligar imediatamente para o 190, pois existe uma viatura exclusiva para a região.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias