Polícia



Polícia 

Identificados suspeitos de furtar cinco mil peças de roupas doadas

Donativos foram arrecadados no domingo, no Dia da Solidariedade, em Porto Alegre. Parte dos acessórios foi levada do clube Hebraica, no Bom Fim, onde estava armazenada 

09/06/2016 - 19h15min

Atualizada em: 09/06/2016 - 19h16min


Caetanno Freitas
Enviar E-mail
Segundo o delegado Paulo Jardim, suspeitos usaram porta lateral para carregar carros com roupas furtadas

A polícia identificou, nesta quinta-feira, os suspeitos pelo furto de cerca de cinco mil peças de roupas arrecadadas no último domingo durante o Iom Mitzvah (Dia da Solidariedade), no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. Os donativos estavam guardados no saguão do Clube Hebraica.

De acordo com o delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia da Capital, um funcionário ligado ao clube é suspeito de ter facilitado a ação de outras três pessoas. O grupo teria agido na noite de domingo e voltado noite de segunda-feira.

Leia mais:
Ladrões furtam roupas coletadas para doação pela comunidade judaica
Campanha da comunidade judaica arrecada roupas em Porto Alegre

Com auxílio de imagens de câmeras de segurança do Hebraica, a polícia descobriu que os suspeitos usaram uma porta lateral e o estacionamento do clube para carregar as roupas.

– Não tinha como fugir. Alguém facilitou a entrada e a saída deles. São suspeitos naturais do furto – ressalta Jardim.

Apesar de terem sido identificados, ninguém foi preso até o momento. O presidente do Hebraica, Joel Fridman, estima que a carga furtada represente cerca de 10% das doações arrecadadas.

Doações foram armazenadas no saguão principal do Hebraica. Local foi esvaziado por equipes da prefeitura

– A polícia nos disse que é difícil recuperar em casos como esse. Mas com a situação praticamente elucidada, esperamos que as doações sejam encontradas – diz Fridman.

O furto das roupas foi detectado na terça-feira, na sede do Hebraica. O cálculo é de que foram arrecadadas, no domingo, em torno de 45 mil peças de roupas.

Na expectativa de reverter o fato negativo, a comunidade judaica e a prefeitura farão um apelo à população para pedir mais doações. O objetivo é repor e até ultrapassar as peças furtadas, caso não sejam encontradas.

O prefeito José Fortunati e Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita, gravaram o pedido em vídeo para divulgar nas redes sociais, que deve ser publicado nesta sexta-feira.

A ação foi organizada pela comunidade judaica para coletar agasalhos para a população pobre de Porto Alegre e para trabalhar a cidadania junto aos jovens judeus. Sete caminhões se revezaram coletando doações em 10 bairros da Capital.

Foram servidores da prefeitura que notaram a falta de parte das doações. Ao chegar ao clube na terça-feira para buscar as roupas, perceberam um espaço vazio junto a uma parede, que, no domingo, estava cheio de peças doadas.

Os funcionários ficaram confusos, pois não havia sinais de arrombamento no clube. Mas como o material não foi encontrado, houve a decisão de comunicar o caso à polícia.

Como ajudar:

Hebraica
Endereço: Rua General João Telles, 508, Porto Alegre
Contato: (51) 3311.4056

Informações para a polícia:

1ª Delegacia de Polícia
Endereço: Rua Riachuelo, 613, Porto Alegre
Contato: (51) 3286.5456

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias