Política



Patagônia

Polícia argentina faz buscas em imóveis de Cristina Kirchner

Ex-presidente atacou o seu sucessor, Mauricio Macri, os juízes argentinos e alguns jornais

30/06/2016 - 21h01min

Atualizada em: 30/06/2016 - 21h05min


Agência Brasil
Agência Brasil
Juan Mabromata / AFP

A ex-presidente argentina Cristina Kirchner enfrenta um momento delicado e uma ameaça judicial. Dezenas de propriedades suas na Patagônia foram alvos de um mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira, ordenado pelo juiz federal de Buenos Aires Claudio Bonadio. A medida faz parte de uma investigação sobre a empresa imobiliária Los Sauces, fundada pelo ex-presidente Néstor Kirchner, que teria assinado contratos de aluguel fictícios com o empreendedor do ramo de construção civil Lazaro Baez para mascarar obras públicas sem licitação e pagamentos de propinas.

Leia mais
Homens de confiança do casal Kirchner são presos
Cristina Kirchner será investigada em escândalo de lavagem de dinheiro
Sindicatos argentinos organizam protesto contra ajustes de Macri

As buscas foram feitas nas propriedades de Rio Gallegos, El Calafate e El Chalten, além de outras cidades da Patagônia, e provocaram uma forte reação de Cristina, que, em uma série de twitters, atacou o atual presidente, Mauricio Macri, os juízes argentinos e alguns jornais. Em uma das mensagens, Cristina disse ser "uma perseguida política". Baez está preso desde o início de abril, por ordem do juiz Sebastian Casanello, por lavagem de dinheiro. A detenção foi confirmada nesta quinta-feira pela Câmara Federal de Buenos Aires, que também pediu que Casanello investigue Cristina Kirchner e funcionários de seu governo devido aos "estreitos vínculos" com o empresário.

Caso seja processada, Cristina pode responder pelo crime de negociações incompatíveis com a função pública. Esta é a segunda vez que Cristina foi alvo de uma operação de busca e apreensão em dois meses. Além desse caso, a ex-presidente responde por um processo pela venda de dólares no mercado futuro a valores abaixo dos de mercado, em operações realizadas no fim de 2015 pelo Banco Central, quando ela ainda ocupava a Casa Rosada. A manobra causou prejudízo de 77 bilhões de pesos (cerca de R$ 16, 5 bilhões). Cristina foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015, sucedendo seu marido no poder.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias