Polícia



Guerra do Tráfico

Operação combate expulsão de moradores e roubos ligados à guerra do tráfico na Vila Cruzeiro

Foram cumpridos 23 mandados de busca e nove de prisão preventiva. Outros 11 suspeitos ja foram presos na ação que tem como alvo a quadrilha dos V7

19/07/2016 - 08h03min

Atualizada em: 19/07/2016 - 08h22min


Rádio Gaúcha
Rádio Gaúcha

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (19) uma operação para combater dois crimes ligados à guerra do tráfico entre facções rivais na Vila Cruzeiro, Zona Sul de Porto Alegre: os roubos, principalmente os de veículos, e a expulsão de moradores por parte de traficantes de drogas.

De acordo com a 20ª Delegacia, responsável pela investigação desde março deste ano, foram cumpridos 23 mandados de busca e nove de prisão preventiva. Outros 11 suspeitos já foram presos, entre eles, João Carlos da Silva Trindade, conhecido como Colete, após tiroteio e cerco da Brigada Militar no final de junho na avenida Erico Verissimo, quase esquina com a Ipiranga. No domingo retrasado, próximo ao pedágio de Viamão, na RS-040, outros três suspeitos foram detidos. Eles planejavam, a pedido de líderes da quadrilha dos V7, realizar assaltos na Capital.

Até o momento, seis pessoas foram presas.


De acordo com o chefe de investigação da 20ª DP, Luís Zottis, o tráfico de drogas generalizado na região tem um ingrediente que traz grande preocupação para a polícia. Ele diz que a guerra entre a V7 e seus rivais, ligados à facção dos Bala na Cara, que atuavam principalmente na Vila Pantanal, vizinha do principal reduto dos V7, está causando muito mais do que assassinatos.

Parte dos roubos de veículos nos bairros Menino Deus, Glória e Teresópolis tem o envolvimento destes traficantes com o objetivo de fomentar a venda de drogas. Além disso, pelo menos 40 famílias foram expulsas de suas casas. Algumas foram até ameaçadas e tiveram pertences roubados. Os imóveis são utilizados como ponto de venda de drogas ou como depósitos para entorpecentes e armas.

O principal líder da quadrilha, conhecido como Nego André, está atualmente preso. Um dos seus aliados voltou para a cadeia no final do mês passado.

Oito homens foram presos no dia 29 de junho deste ano após perseguição e tiroteio na avenida Erico Verissimo. O grupo fazia a escolta do traficante conhecido como Colete, que voltava de uma audiência na Foro Central. Ele estava em liberdade condicional. A Brigada Militar recebeu informação de que criminosos ligados aos Bala na Cara poderiam atacar os suspeitos e por isso acompanhou os veículos. No entanto, eles chegaram a ser abordados e ocorreu a troca de tiros. Pistolas e dinheiro foram apreendidos. Um veículo Palio, que fazia escolta do criminoso, tentou acessar o corredor de ônibus da Erico durante a fuga, mas colidiu contra a mureta.

* Rádio Gaúcha


MAIS SOBRE

Últimas Notícias