Investigação
Suspeitos de participação na morte de PM são presos em Porto Alegre
Eles foram levados à delegacia para depoimento sobre o crime
Foi preso nesta quarta um dos suspeitos de envolvimento na morte do soldado da Brigada Militar Luiz Carlos Gomes da Silva Filho, 29 anos, baleado na segunda-feira durante abordagem policial na Rua Santa Flora, bairro Cavalhada, em Porto Alegre. Durante caçada aos possíveis autores dos crime, o Batalhão de Operações Especiais (BOE) autuou em flagrante duas pessoas com um revólver calibre 38, munições e drogas nas proximidades da Avenida Icaraí, Vila Resvalo, no bairro Cristal, zona sul de Porto Alegre.
Leia mais:
Comandante-geral da Brigada Militar faz desabafo após morte de soldado
PM é morto em abordagem a roubo de carro na Capital
Todas as últimas notícias de ZH
Ainda não há confirmação se os dois têm envolvimento com a morte do PM, segundo a polícia. Mas um deles, Gabriel Pereira Lima, 18 anos, confessou ser o rapaz que aparece nas imagens captadas por morador da Rua Santa Flora com uma camiseta do Barcelona à sombra de uma árvore. Em depoimento, Gabriel contou que o autor dos disparos, enquanto mantinha o brigadiano ocupado, pedia insistentemente para que pegasse os "documentos no carro", um código para que procurasse a arma.
– No vídeo, Gabriel vai no Gol várias vezes. Ele disse que procurou a arma, mas não encontrou. Nós não acreditamos nessa versão. Pelas imagens, o rapaz de branco pega a arma de dentro do veículo rapidamente e atira. Ela parece já estar engatilhada e em um lugar de fácil acesso. Tudo indica que ele (Gabriel) tenha encontrado e deixado tudo pronto – contou o diretor do Departamento de Homicídios, delegado Paulo Grillo, salientando que Gabriel não informou o nome do autor dos disparos.
Os trabalhos da polícia agora se concentram na identificação e nas buscas ao homem de camiseta branca, que matou o soldado. Os policiais sabem que no carro havia outros dois homens, mas ainda não têm certeza de suas identidades. Ambos deixaram o local antes do início da gravação que foi divulgada em redes sociais. Imagens captadas pelas câmeras de um ônibus e de um estabelecimento, conseguidas nesta quarta pela polícia, mostram com mais clareza o rosto dos quatro ocupantes do Gol branco.
Qualquer informação sobre o caso pode ser repassada de forma anônima pelo telefone: 0800 64 20 121.
Morte de PM
O policial foi morto na tarde de segunda-feira após abordar criminosos no bairro Cavalhada. O vídeo que mostra a ação e a morte do PM está circulando nas redes sociais.
As imagens mostram a abordagem do policial a um veículo Gol, rendendo dois ocupantes e mais tarde sendo atingido por um dos criminosos.
Na terça-feira policiais de diversas regiões do Estado ligaram as sirenes e fizeram carreatas em homenagem ao PM morto, que foi enterrado no fim da tarde em Cachoeira do Sul.