Geral



Caso Kiss

Familiares de vítimas criticam ordem para devolver prédio ao dono

Entidade que representa parentes dos mortos e feridos no incêndio da boate quer a desapropriação do prédio e teme saques e invasão  

13/08/2016 - 11h44min

Atualizada em: 13/08/2016 - 11h46min


Zero Hora
Zero Hora
Maiara Bersch / Agencia RBS

Representantes das famílias de vítimas da tragédia da boate Kiss, em Santa Maria, estão revoltados com a ordem judicial que determinou a devolução do prédio onde funcionava a danceteria ao dono, a Eccon Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, com sede em Porto Alegre.

Sérgio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), considerou a decisão um desrespeito.

– Infelizmente, o interesse econômico está acima da dignidade humana. Em todos países descentes, o poder público desapropriou locais onde ocorreram tragédias semelhantes. Em Buenos Aires, a boate Cromañón que ocupava um quarteirão (onde morreram 194 pessoas em um incêndio) está fechada há 12 anos _ afirma Silva, militar da reserva do Exército.

Ele ressalta que a associação deseja a desapropriação do prédio e que já fez a solicitação à prefeitura, mas foi negada.

– Mas vamos continuar lutando pela desapropriação, cobrando dos próximos prefeitos. Depois, estudaremos com a comunidade qual o destino mais adequado para o prédio – assegura.

Leia mais:
Juiz determina devolução ao dono de prédio onde funcionava boate
Juiz decide que réus do processo criminal da Kiss vão a júri popular
Confira os próximos passos do processo criminal da boate Kiss

Silva lembrou que a entidade rejeitou a ideia de um memorial porque a proposta partiu da prefeitura de Santa Maria e do Ministério Público, segundo ele, um absurso, por vir do "acusado e do acusador " da tragédia que matou 242 pessoas e deixou 636 feridas.

Flávio Silva, vice-presidente da AVTSM, também demonstra preocupação com a decisão do juiz Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, em liberar a retirada de pertences das vítimas, como roupas e sapatos, que ainda estão no interior da Kiss. No final de 2014, o prédio foi submetido a uma limpeza, e os objetos guardados em tambores lacrados.

– Antes da limpeza, pedimos autorização para buscas os pertences de nossos filhos, e gerou polêmica porque a justiça exigiu a apresentação de um plano de descontaminação por uma empresa credenciada à Fepam. Agora não tem mais perigo? – questiona o microempresário.

Ele ainda teme a depredação do local. A Brigada Militar vigiará o prédio até segunda-feira e depois o compromisso será da Eccon Empreendimentos.

– A preocupação é com saques e invasões por pessoas que não tem onde morar. Vamos organizar uma reunião para discutir isso – promete Flávio Silva.

Em 2015, a empresa dona do prédio informou que pretendia construir no local um hotel com salas comerciais no térreo. Zero Hora tentou contato neste sábado por telefone com o advogado da Eccon, Paulo Henrique Correa da Silva, e com o juiz Ulysses Fonseca Louzada, mas eles não atenderam aos chamados.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias