Polícia



Farra na Prisão

Após vídeo, Polícia Civil vai investigar tráfico de drogas no Presídio Central

Investigação conduzida pelo Denarc pretende identificar como as drogas estão entrando na cadeia

05/01/2018 - 15h13min


Lucas Abati
Lucas Abati
Enviar E-mail

O chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, determinou abertura de um inquérito para apurar o tráfico de drogas para dentro do Presídio Central. Nesta sexta-feira (5), GaúchaZH divulgou um vídeo que mostra o consumo de cocaína por presos. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

A investigação, que será conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), pretende descobrir como as drogas estão entrando na cadeia. No âmbito administrativo, a apuração será feita pela Brigada Militar. 

As imagens divulgadas mostram uma festa com dezenas de presos de duas facções criminosas em volta de uma mesa com pelo menos 120 carreiras de cocaína distribuídas em uma mesa. Vários detentos gravaram a cena com seus celulares. 

A BM analisa o vídeo para verificar em qual pavilhão do presídio foi feita a gravação, a data e, principalmente, quem são os envolvidos. 

Extraoficialmente, a reportagem apurou que o vídeo seria provavelmente de outubro de 2017, e teria sido gravado na terceira galeria do Pavilhão B. A BM ainda informa que, após confirmar todos os fatos e identificar os presos envolvidos, vai adotar medidas, como transferências e procedimentos administrativos para cada um dos detentos.

A corporação ressalta que segue o trabalho diário com inspeções e revistas, além de realizar grandes operações, como já ocorreram no final do ano passado. Essas ações resultaram na apreensão de cerca de mil celulares, quase 15 quilos de drogas e pelo menos 500 estoques e armas artesanais. O Presídio Central tem atualmente 4,7 mil detentos.  Em 2014, outro vídeo divulgado mostrou presos cheirando cocaína no mesmo presídio. Na ocasião, seria na primeira galeria do Pavilhão B.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias