Polícia



Novo Hamburgo

O que se sabe até agora sobre o ritual satânico com crianças esquartejadas

Dos sete suspeitos com prisão preventiva decretada, três continuam foragidos

08/01/2018 - 14h32min


Cris Lopes
Enviar E-mail
Reprodução / Arquivo pessoal

A Polícia Civil de Novo Hamburgo divulgou nesta segunda-feira (8) novos detalhes sobre o caso dos dois irmãos encontrados esquartejados em Novo Hamburgo, cuja morte teria ocorrido supostamente em um ritual satânico. Confira o que a polícia já sabe sobre o caso e o que permanece em aberto:

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

Quem são as vítimas?

As primeiras partes de corpos de duas crianças foram encontradas no dia 4 de setembro de 2017, no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, Vale dos Sinos. Uma deles foi identificada como um menino, com idade entre oito e 10 anos, e uma menina, de 10 a 12 anos, conforme exame pericial. No dia 18 de setembro, outros membros foram encontrados, a cerca de 350 metros do primeiro local, e foram atribuídos aos mesmos irmãos, que têm a mesma mãe e pais diferentes.

Os crânios até agora não foram localizados. As investigações apontam que as crianças poderiam ser argentinas e trazidas de uma região pobre de Corrientes.

O que leva a crer que as crianças eram Argentinas?

O principal indício é que um dos suspeitos foragidos é argentino — identificado como Jorge Adrian Alves. Conforme o delegado Fermino, a hipótese é que as vítimas tenham sido trocadas por um caminhão, roubado no Brasil, e levado até a província de Corrientes, na Argentina, onde a polícia suspeita que as crianças moravam. Jorge tem relações em Corientes e também em Missiones, duas províncias que fazem fronteira com o Brasil. Outro fato é que o material genético dos irmãos não foi localizado em bancos de DNA no Brasil e nem características compatíveis em listas de desaparecidos brasileiros.

Há informações sobre o caminhão roubado?

Ainda não se sabe onde o caminhão branco Mercedes teria sido roubado. Os investigadores acreditam que tenha sido no Brasil, mas não sabem em que Estado, nem o proprietário do veículo. A polícia não apresentou boletim de ocorrência do roubo do caminhão.

Policia Civil / Divulgação

Quem teria encomendado o ritual e qual a motivação?

Conforme as investigações, os sócios Paulo Ademir Norbert da Silva e Jair da Silva teriam pago R$ 25 mil à vista por ritual que os traria maior prosperidade em seus negócios, do ramo imobiliário. Segundo o delegado, os empresários, que possuem vários empreendimentos imobiliários, além de revenda de carros e comércio de melancias, pretendiam desenvolver mais seus negócios e, por isso, Paulo apresentou o sócio ao bruxo. A polícia suspeita que ele já tenha pago por outros rituais no passado. Os filhos de Jair, Andrei e Anderson, também teriam participado do ritual, a fim de reunir sete pessoas — número supostamente cabalístico para o ritual.

Quem teria executado o ritual e como?

Sílvio Fernandes Rodrigues seria o bruxo e mestre que executou o ritual. Ele teria dado o valor, exigido duas crianças do mesmo sangue e determinado o passo a passo da magia, desde a renúncia a Deus por parte de Jair até o sacrifício dos irmãos e a desova das partes dos corpos em locais estratégicos. Os demais participantes, Márcio Miranda Brustolin, o argentino Jorge Adrian Alves, os empresários e seus familiares teriam participado do ritual, venerando ao diabo e executando os passos determinados pelo bruxo.

Como ocorreu a morte dos irmãos?

As investigações mostram que a menina, mais velha, teria sido esfaqueada ao tentar reagir. Já o menino, teria sido alcoolizado antes da morte. Os dois teriam sido decapitados com uso de torniquetes enquanto estavam amarrados a pedestais.

Félix Zucco / Agencia RBS

Há indícios de que as crianças tenham morrido no templo?

Até o momento, provas testemunhais indicam que as crianças tenham sido mortas no local, que fica na zona rural de Gravataí. Objetos, vídeos e documentos reforçam a investigação.

Há provas do consumo de carne e sangue humano dos menores?

O delegado Fermino acredita que carne e sangue humano foram consumidos durante o ritual pelo relato de testemunhas. Como os envolvidos negam terem cometido os sacrifícios, ainda não há outras provas.

Como o delegado diz que chegou à solução do caso?

Segundo o delegado Moacir Fermino, o nome da operação é Revelação, pois Deus teria revelado o caso a ele, por intermédio de dois profetas — como ele chamou os informantes dos investigadores. A partir das informações repassadas pela dupla, a polícia conseguiu avançar na investigação e chegar ao templo satanista em Gravataí. Haveria ainda outros indícios de ligação que são mantidos em sigilo, porque a investigação ainda está em andamento.

Quem é a mãe das crianças mortas?

Em outubro, o titular da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo, Rogerio Baggio Berbix, disse acreditar que a mãe das duas crianças também poderia estar morta, já que nenhum familiar até o momento registrou o desaparecimento dos irmãos. No entanto, ainda não há qualquer indício de seu paradeiro e nem de que tenha sido morta, pois sequer as crianças foram identificadas.

Qual a data do crime?

A Polícia Civil ainda não sabe em que data o crime ocorreu. Conforme Fermino, os exames periciais não revelaram a data possível da morte.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias