Polícia



Vale do Sinos 

Grupo de extermínio de facção planejava matar policiais e membros da Justiça, diz polícia

Um dos presos teria confessado envolvimento na morte de agente socioeducativo em Novo Hamburgo  

08/03/2018 - 10h17min


Cid Martins
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Dois foram presos na noite de quarta-feira (7) em São Leopoldo

Uma investigação sobre roubo de veículos no Vale do Sinos terminou com a prisão de integrantes de um grupo de extermínio na noite desta quarta-feira (7). A polícia descobriu que os criminosos fazem parte de uma facção que planejava ataques a policiais e a membros da Justiça. Dois homens foram detidos em São Leopoldo e um deles teria confessado o assassinato do agente socioeducativo Hadylson Padilha, 51 anos, em Novo Hamburgo, no final de janeiro.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  

O assassino confesso tem prisão preventiva decretada. As prisões foram realizadas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de São Leopoldo. O delegado Rodrigo Zucco confirmou que Dieison Rech, na presença de um advogado, afirmou em depoimento que foi um dos executores do agente do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). Ele havia saído do Presídio Central dia 26 de janeiro e recebeu a missão de matar a vítima no dia 27. O caso dele foi encaminhado para o delegado Rogério Baggio, da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo, que apura a morte do socioeducador. 

A suspeita de ser mandante do crime, mãe de um interno do Case – que já havia sido presa em Torres – encomendou o ataque por retaliação ao trabalho dos agentes. Ela é companheira de um dos líderes da facção que tem base no Vale do Sinos, a mesma que comandou a escavação de um túnel para fuga em massa do Presídio Central no ano passado. O nome da mulher não foi divulgado pela polícia. Comparsas dele planejaram um resgate, evitado pela polícia, durante audiência judicial no mês passado. O criminoso está na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas  (Pasc) e tem mais de 50 anos de condenações. 

Grupo de Extermínio 

Zucco diz que as investigações começaram em 8 de fevereiro a partir da prisão dos suspeitos da tentativa de resgate do líder da facção. Em 30 dias, além das 12 prisões, a polícia também apreendeu com os investigados 12 carros, seis pistolas, seis coletes balísticos e 90 quilos de drogas. Com a apreensão dos celulares dos criminosos, com autorização judicial, foram descobertas não só mensagens sobre o plano para resgatar o apenado, mas também para atacar policiais e membros do Poder Judiciário. 

— Vimos que se tratava de um grupo de extermínio agindo para os principais líderes da facção criminosa que atua em todo o Estado,  com base aqui no Vale (do Sinos) — disse Zucco. 

As mensagens ainda não tiveram divulgação autorizada pela Justiça, mas revelam supostos planos contra agentes e membros do Judiciário que teriam dificultado ações do grupo criminoso. Zucco destaca que os fatos serão apurados e que não tem nomes de alvos. Ele acredita que a polícia impediu ataques que estavam começando a ser planejados. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias