Polícia



Salvador da pátria

Jogos, buscas e origem de imagem: 10 segredos do Google que você não imaginava

Veja alguns truques que podem facilitar a sua vida

16/03/2018 - 16h25min

Atualizada em: 02/05/2018 - 16h11min


Júlio Boll
Júlio Boll
Enviar E-mail

O Google não se resume apenas a fazer buscas e pesquisas acadêmicas. O maior buscador do mundo é uma ótima fonte de opções e, inesperadamente, de boas risadas para os usuários que buscam se descontrair.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

O GaúchaZH fez uma lista de 10 funções do site que podem te surpreender; confira:

1 - Organização da página

Este tópico é para quem quer se divertir um pouco com as possibilidades: basta digitar palavras-chave como “do a barrel roll” – o que faz a página inteira do Google girar em360° – ou “askew” e clicar em “Estou com sorte” para ver todos os resultados de busca ficarem tortos. Veja alguns dos termos que a pessoa coloca na caixa de procura e que geram uma nova posição ou configuração, clicando no botão “Estou com sorte” em seguida:

-“do a barrel roll”: a página inteira irá girar em 360°.

Reprodução
Do a barrel roll

-“askew”: os resultados ficam tortos

- “zerg rush”: todos os tópicos serão “comidos” e sumirão da tela

Reprodução
Zerg rush

-“google rainbow”: o buscador terá todas as fontes em cores de arco-íris

-“google sphere”: a página ficará toda em formato de uma esfera e girará de acordo com o movimento do mouse

-“google gravity”: todos os elementos cairão e ficarão como se estivessem na lua.

Reprodução
Google gravity

Mais: na barra de endereço, tente acessar diretamente o site http://elgoog.im. O Google estará todo espelhado.

2 – Mais de 10 jogos para brincar

Se você quer se distrair um pouco, é possível jogar alguns games diretamente no buscador – sem a necessidade de abrir um site externo. Ao digitar “atari breakout” dentro da aba de Google Imagens, toda a sua tela se tornará o conhecido jogo com a barra e os blocos para serem destruídos. Ao escrever “Super Mario Bros” no campo principal, uma caixa de moedas surgirá no canto da tela.

O usuário também pode jogar pac-man (ao buscar por “pac-man doodle”), o game da cobrinha (procurando por “snake game”) ou então a famosa paciência (digite o termo “solitaire”).

Reprodução

3 – Ajudando o povo de humanas (a fazer cálculos e gráficos)

Para quem sofre na hora de fazer qualquer tipo de cálculo ou gráfico, o Google tem duas ferramentas bem interessantes. Uma delas é quando o usuário escreve o termo “graph for” e com uma expressão matemática em seguida (y = 2x, por exemplo): o buscador irá mostrar o gráfico desta equação montado.

Outra possibilidade é digitar, diretamente na caixa de busca, um cálculo matemático (20 + 12), e o Google irá te revelar o resultado juntamente com uma calculadora. Ele aceita diversas operações matemáticas.

Reprodução
Gráficos e calculadora no Google

4 – Checar a origem da imagem no Google Imagens

Parece que temos um Sherlock Holmes aqui. Se você deseja encontrar a origem de uma imagem do seu computador (que sabe que retirou da internet), é possível fazer o upload dela no site e ele te dirá o site original de publicação. É isso mesmo!

Para usar esta ferramenta, basta abrir o Google Imagens e clicar sobre o ícone de uma câmera no canto da caixa principal. Ali ele te dará duas opções: fazer o upload do arquivo ou então inserir a URL da foto que você deseja investigar.

Voilá! O site te dirá exatamente o local em que o clique apareceu pela primeira vez.

Reprodução

5 – Caixa para filtrar resultados e a definição do dicionário

Logo depois de escrever o seu termo de interesse e dar o ok, na primeira página de resultados, o usuário pode filtrar os links por intervalo de publicação (de última hora a até o último ano), país (Brasil ou o mundo todo) e idioma. Basta clicar em “Ferramentas”, no canto direito da barra superior. 

E se você procura alguma matéria de um site em específico (mas não lembra o título), basta procurar com palavras-chave, como "imposto de renda gauchazh" - e surgirão reportagens sobre o IR dentro do site de GaúchaZH.

Reprodução

Caso você deseje procurar algum assunto como “lugares para viajar”, mas não quer acessar páginas que incluam destinos do Brasil, você pode colocar na busca “lugares para viajar -Brasil”. Ou seja, basta inserir o símbolo de subtração para retirar páginas do subtema que não deseja encontrar.

Outra possibilidade rápida é encontrar o significado de alguma coisa. Para isto, basta procurar por “defina + palavra desejada” e o Google vai te trazer a definição do dicionário.

Reprodução

6 – Tempo e pôr do sol

Nada melhor do que ver o pôr do sol, não é mesmo? Isso precisa de um certo planejamento, então basta procurar por “ pôr  do sol + cidade” e o buscador te dirá o horário em que ocorrerá o fenômeno. Além disso, a previsão do tempo de cada localidade do planeta pode ser localizada ao buscar por “tempo em + cidade”.

Reprodução

7 - “Que som faz?”

Esta opção é uma ótima pedida para as crianças ou para se divertir. Ao digitar a expressão “que som faz + animal”, o site irá te mostrar uma barra de áudio com o bicho procurado e o som que ele emite.

Reprodução

8 – Para os amantes de cultura

Quer ouvir outras músicas de um mesmo artista que acabou de descobrir nas redes sociais? Ao digitar “músicas de + artista” e o Google te dará uma lista de faixas do mesmo cantor ou banda desejada. 

O mesmo vale para obras literárias: basta procurar por “livros de + autor”.

Reprodução

9 – Câmbio atualizado

Para quem vai viajar ou está planejando gastos de uma ida ao exterior, o site de buscas calcula de forma aproximada o valor de uma moeda convertido em outra. Basta utilizar a expressão “(valor) (moeda x) em (moeda y)”. 

Por exemplo: quero saber quanto sai US$ 150 em reais, basta digitar “150 dólares em reais”. Pronto, a conversão será feitas em instantes conforme a atualização das bolsas de valores do dia.

Reprodução

10 – Para os curiosos de plantão

Esta ferramenta está somente em inglês, mas é uma ótima opção para quem adora curiosidades do mundo em geral. Ao procurar a frase “I’m feeling curious” no buscador, ele gerará uma caixa de atualização automática que mostra perguntas e respostas de questões como “qual país tem o maior número de camelos no mundo?” ou então “quanto tempo a comida fica dentro do seu estômago?”.  

Reprodução


 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

 Economize em suas compras com cupons de desconto 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias