Polícia



Sistema prisional 

Penitenciária de Canoas terá ocupação plena em três meses

Novos presos, de um total de 1,9 mil que faltam para completar lotação, começarão a ser enviados a partir da próxima semana

09/03/2018 - 13h35min


Cid Martins
Enviar E-mail

 

Fernando Gomes / Agencia RBS
Ocupação com novos presos começa na próxima semana e levará até 90 dias

A ocupação máxima da penitenciária de Canoas (Pecan) levará até três meses. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (9) pelo secretário da Segurança, Cezar Schirmer, durante entrevista ao programa Gaúcha Atualidade da Rádio Gaúcha. Novos presos começarão a ser enviados para o complexo a partir da próxima semana. Ao todo, serão mais 1,9 mil apenados. 

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

O presídio já tem, desde 2016, 873 detentos nos dois primeiros módulos. A ocupação gradativa vai seguir com a mesma triagem: presos que não pertençam a facções criminosas. Primeiro, serão preenchidas as vagas do segundo módulo. Depois, o terceiro e o quarto módulos. A Pecan foi prometida para 2012, mas só terá funcionamento pleno seis anos depois, com a lotação total das 2,8 mil vagas. Schirmer informou que a manutenção mensal vai custar até R$ 10 milhões. Grande parte dos presos sairá do Presídio Central, desde que estejam dentro das normas estabelecidas para Canoas, mas o objetivo é desafogar outras cadeias da Região Metropolitana de Porto Alegre. Com isso, o governo acredita que a Justiça irá suspender a interdição parcial dos presídios da região, evitando também que presos fiquem em delegacias de polícia ou em viaturas. A ocupação da nova penitenciária foi possível, além da realização das últimas obras, com a formação de 408 novos agentes nesta semana. A maioria deles já está indo para o local, o que propiciou a saída da Brigada Militar da cadeia. 

Secretário promete queda nos índices de criminalidade

Ainda durante a entrevista para a Rádio Gaúcha, Schirmer disse que novos indicativos criminais serão divulgados na próxima semana. São dados relativos aos dois primeiros meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado. 

- E posso adiantar que todos os indicativos reduziram, o que é uma ótima notícia. Só para se ter uma ideia, os homicídios na Capital caíram pela metade - ressaltou Schirmer. 

A Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança informou que os números devem ser divulgados provavelmente na segunda-feira (12).

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias