Operação Desmanche apreende 400 toneladas de peças irregulares em Portão - Polícia

Versão mobile

 

Vale do Sinos25/04/2018 | 07h40

Operação Desmanche apreende 400 toneladas de peças irregulares em Portão

Ação realizada nesta terça-feira é considerada a maior desde que a ação conjunta entre polícias e Detran começou, em 2016

A 63ª edição da Operação Desmanche apreendeu na manhã desta terça-feira (24) 400 toneladas de sucata e peças de ônibus em um desmanche irregular em Portão, no Vale do Sinos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, é a maior apreensão desde o início da operação, em fevereiro de 2016. Cerca de 40 carcaças de ônibus, além de diversas peças de mecânica pesada foram recolhidas.

O estabelecimento foi interditado por crime ambiental. No local, que fica próximo a um rio, peças com vazamento de óleo ofereciam risco de contaminação. Por isso, antes da remoção das carcaças, ocorre descontaminação de cada um dos veículos, para separar o óleo.

Operação Desmanche apreende 400 toneladas de peças irregulares em Portão
O estabelecimento foi interditado por crime ambiental.Foto: Divulgação / Brigada Militar

Leia mais
Donos de 984.318 veículos não pagaram o IPVA no prazo previsto 
Perdeu o prazo para pagar o IPVA? Saiba o que fazer para não ser inscrito em dívida ativa
Vereador de Esteio é preso após bater em viatura da BM e negar-se a fazer teste do bafômetro

De acordo com o major da Brigada Militar Juliano Amaral, a apreensão é reflexo do trabalho conjunto feito pela Polícia Civil, a Brigada Militar (BM), o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e o Detran. 

— Considero um dos trabalhos mais importantes. Os ônibus transportam pessoas, crianças, escolares e turistas. São várias pessoas em cada carro. Por isso, as peças de reposição precisam ter origem, ter certificação e ter passado pelo controle de qualidade — afirma.

As peças e carcaças apreendidas foram levadas em caminhões e guinchos para a sede de uma empresa que faz a reciclagem do material, na Região Metropolitana.

Operação Desmanche apreende 400 toneladas de peças irregulares em Portão
Foto: Divulgação / Brigada Militar

Até então, a maior apreensão registrada pela Operação Desmanche havia sido em Soledade, no norte do Estado, em novembro passado, quando foram recolhidas 250 toneladas de sucata automotiva. Desde a primeira edição da Operação Desmanche, em fevereiro de 2016, 99 locais em 35 municípios já foram autuados.

Operação Desmanche apreende 400 toneladas de peças irregulares em Portão
Para-brisas usados em ônibus também foram recolhidos.Foto: Divulgação / Brigada Militar


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros