Direção do Presídio Central de Porto Alegre muda após três anos - Polícia

Versão mobile

 

Sistema prisional08/05/2018 | 07h44Atualizada em 08/05/2018 | 07h44

Direção do Presídio Central de Porto Alegre muda após três anos

Novo diretor assumiu o cargo na Cadeia Pública nesta segunda-feira (7), em substituição a coronel que toma posse em posto no Ministério da Segurança Pública

Direção do Presídio Central de Porto Alegre muda após três anos Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Depois de três anos, uma nova direção assume a Cadeia Pública de Porto Alegre, conhecida como Presídio Central. O tenente-coronel Carlos Magno da Silva Vieira é o novo diretor, em substituição ao coronel Marcelo Gayer, que assume, em Brasília, como representante da Secretaria da Segurança Pública do RS no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional do Ministério da Segurança Pública.

Leia mais
Líderes de facção expulsam 164 detentos de galeria do Presídio Central
Planejamento, sigilo e golpe nas facções: os detalhes da Operação Pulso Firme 
Vídeo mostra presos cheirando dezenas de carreiras de cocaína dentro do Presídio Central
Polícia descobre túnel e frustra plano de fuga no Presídio Central

Para administrar a maior e mais populosa prisão gaúcha — com cerca de 4,6 mil detentos —, o tenente-coronel Magno conta a experiência de ter sido subdiretor do presídio durante os dois primeiros anos de Gayer na administração da casa prisional.

Gayer assumiu a direção no dia 31 de março de 2015 e permaneceu até a sexta-feira (4), quando despediu-se da equipe de trabalho. Durante esse período, enfrentou momentos de tensão, como o da descoberta de um túnel, que estava sendo construído a partir de uma casa das proximidades, em fevereiro de 2017, a transferência de líderes de organizações criminosas para penitenciárias federais, em julho, e a expulsão de 164 presos de uma galeria por líderes de uma facção, em agosto do mesmo ano. Em janeiro deste ano, outro episódio colocou a cadeia nas manchetes: a farra do pó protagonizada por dezenas de presos em uma galeria.

Nesta segunda-feira, Gayer embarcou para Brasília, e Magno foi empossado na direção do Presídio Central.

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13-07-13- 20 Anos da Brigada Militar no comando do Presidio Central.(ROANLDO BERNARDI/AGENCIA RBS).
Brigada Militar é gestora da maior cadeia do RS desde força-tarefa criada em 1995Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros