Polícia



Violência

Porto Alegre teve um esquartejamento por mês em 2018

Quinto caso ocorreu na madrugada desta terça-feira (22) no bairro Passo das Pedras

22/05/2018 - 14h09min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Primeiro caso do ano foi descoberto após incêndio em carro em janeiro, no Jardim Carvalho

A decapitação de um homem no bairro Passo das Pedras, na zona norte, marcou o quinto caso de esquartejamento em Porto Alegre em 2018. A média nos primeiros 142 dias do ano é de um caso a cada 28 dias. Os dados são do balanço de homicídios da editoria de Segurança do Grupo RBS.

 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   

Houve leve alta em relação ao mesmo período do ano passado. Até 22 de maio de 2017, quatro pessoas haviam sido mortas e tiveram parte do corpo mutilado pelos seus algozes e a média era de um caso a cada 35 dias. 

O aumento de esquartejamentos contrasta com a redução total nos homicídios em Porto Alegre, que em 2017 caiu, assim como ocorreu nos primeiros meses deste ano, de acordo com levantamento apresentando pela secretária da Segurança Pública na semana passada. 

O delegado Gabriel Bicca, diretor de investigações do Departamento de Homicídios da Polícia Civil, diz que a polícia segue em alerta pelos casos de esquartejamentos, mas considera cedo para avaliar o que o aumento de casos neste ano representa. 

—  Dentro do panorama de violência, um caso a mais acende um alerta para sabermos as circunstâncias e os contextos — aponta o delegado. 

O quinto caso

O quinto esquartejamento na Capital foi descoberto na madrugada desta terça-feira (22). Um homem foi encontrado morto, enrolado em um cobertor, em um valão na região do Beco dos Coqueiros, próximo da Rua Ary Tarragô, na ZonaNorte. A cabeça não estava junto ao corpo. O Departamento de Homicídios da Polícia Civil investiga o caso e diz ser de suma importância localizar a cabeça para identificar a vítima. Ainda assim, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) trabalha a partir das digitais do homem.

Todos os casos de 2018 até o momento

10/01/2018 – Homem foi encontrado esquartejado dentro de carro queimado na Rua Podalírio João da Rocha, bairro Jardim Carvalho. 

29/01/2018 – Corpo com diversos hematomas foi abandonado na Rua Murá, no bairro Guarujá, na zona sul de Porto Alegre. O homem estava apenas de cueca e com os pés amarrados. A cabeça foi colocada dentro de uma sacola e deixada ao lado.

Brigada Militar / Divulgação
Em março, corpo foi encontrado no bairro Serraria

29/03/2018 – Corpo foi encontrado enterrado e esquartejado na Vila dos Sargentos, no bairro Serraria. As partes estavam dentro de sacolas plásticas, sem as mãos. 

30/04/2018 – Mulher foi encontrada esquartejada, em uma sacola plástica na Rua Bernardino Silveira Amorim, em Porto Alegre. Ela foi vítima de um feminicídio. 

22/05/2018 – Homem foi encontrado sem cabeça no Beco dos Coqueiros, no bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre. 


 Leia outras notícias do Diário Gaúcho   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias