Polícia



Violência 

Menina Eduarda: onda de denúncias nas redes sobre retrato falado de sequestrador preocupa polícia

Morador de Canoas registrou ocorrência após ter sido apontado como suspeito na internet e recebido ameaças; corporação reforçou equipe para apurar relatos

23/10/2018 - 21h29min


Cid Martins
Enviar E-mail

 

Ronaldo Bernardi / Agência RBS
Corpo de Eduarda foi localizado na segunda-feira (22) pela manhã, às margens da RS-118, em Alvorada

Depois da divulgação do retrato falado do suspeito de raptar e matar a menina Eduarda Herrera de Mello, nove anos, a Polícia Civil recebeu 20 denúncias. As informações foram repassadas em pouco mais de 12 horas. A equipe que apura o crime foi reforçada, no entanto, uma onda de mensagens com ameaças preocupa os investigadores. Um homem, confundido com o suspeito, registrou ocorrência temendo pela própria segurança.

A menina desapareceu no domingo (21), quando brincava em frente à residência da família, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre. O corpo foi localizado na manhã de segunda-feira, às margens da RS-118.

Polícia Civil / Divulgação
Retrato falado de suspeito de sequestrar Eduarda

A Chefia da Polícia Civil reforçou nesta terça-feira (23) a equipe do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) que investiga o caso e todas as informações que estão sendo repassadas. São sete agentes a mais, todos de delegacias especializadas em crimes graves. Por enquanto, o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, informou que não tem suspeito identificado e que o trabalho se concentra em duas partes básicas.

Uma delas busca pistas e informações gerais, além do trabalho em conjunto com a perícia, e a outra analisa as denúncias enviadas por telefone, mensagens e site da instituição. Wendt ressalta que já existem algumas linhas de investigação, mas descarta até o momento qualquer fato ligado a um suposto ritual de magia negra

Em relação a várias suspeitas levantadas pela comunidade, principalmente pelas redes sociais, preocupa a polícia uma onda de mensagens com comparações de pessoas ao retrato falado. Além da divulgação e do compartilhamento precipitados, que também podem ser considerados crimes, existe o risco de inocentes serem difamados e até mesmo sofrerem alguma agressão física

— Tem que ter calma, foi um caso que chocou a todos e não pode haver precipitação. Há o risco, com essas notícias de ameaças, de pessoas parecidas com o retrato falado serem julgadas ou até coisa pior. Estamos verificando tudo. Ao invés de compartilhar, mandem para nós — afirma Wendt. 

Risco

Um morador de Canoas teve a foto postada em redes sociais junto ao retrato falado. Houve vários compartilhamentos seguidos de ameaças. Preocupado com a própria segurança, o homem registrou ocorrência em uma delegacia local e até gravou um vídeo para explicar que não tem nenhuma ligação com o crime.

Outro fato que preocupa a polícia é uma mensagem via redes sociais de presos dando ordens de dentro das cadeias para que o criminoso seja encontrado imediatamente. Wendt informou que ainda não sabe se a mensagem é verdadeira, mas ressalta que, de qualquer forma, é preocupante. Se for verdadeira, o risco é iminente, se for falsa, também pode influenciar a chamada "justiça com as próprias mãos". Quem tiver informações que possam ajudar a polícia deve entrar em contato pelos telefones 0800-642-6400 ou 181, pelo WhatsApp (51) 98418 7814 ou pelo site da Polícia Civil.

A Polícia Civil emitiu uma nota, no qual garante que não há registros de sequestro de crianças, além do caso da menina Eduarda. Confira na íntegra:

Sobre as mensagens que estão circulando através de redes sociais, casos de sequestro de crianças, a Polícia Civil informa que, exceto no caso da menina Eduarda, não há outro registro de situações de sequestro e carcere privado de crianças. A chefia de Polícia ressalta que todas as medidas estão sendo tomadas no diz respeito ao trabalho investigativo de Polícia Judiciária. Foram designados  cinco policiais para prestar reforço à equipe de investigação da Delegacia de Polícia da Criança e Adolescente Vitima (DPCVA), além de policiais do Gabinete de Inteligência (GIE) que colaboram com as investigações. 

A Polícia Civil informa que não há suspeitos do sequestro da menina Eduarda presos em quaisquer dos órgãos da instituição. 

Após a divulgação do retrato falado a Polícia Civil recebeu mais de 20 denúncias, que têm sido muito importantes para a investigação, mas alerta-se que as denúncias devem ser repassadas exclusivamente à Polícia Civil e não divulgadas nas mídias sociais.
Canais para denúncia: 08006426400  Whats (51) 984187814


MAIS SOBRE

Últimas Notícias