Polícia



Latrocínio na Sertório

Comparsa de criminosos que mataram cliente de padaria é motorista de aplicativo

Homem de 37 anos aguardou dentro de Voyage estacionado próximo de estabelecimento

07/11/2018 - 21h52min

Atualizada em: 07/11/2018 - 21h55min


Hygino Vasconcellos
Hygino Vasconcellos
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agencia RBS
Cliente foi morto em padaria ao reagir a assalto

Um dos suspeitos de envolvimento na morte de Adão Antunes dos Santos, 61 anos, era motorista de aplicativo e aguardou dentro um Voyage enquanto dois comparsas tentavam assaltar uma padaria na Avenida Sertório, na zona norte de Porto Alegre. O roubo, na terça-feira (6) à tarde, foi frustrado quando Santos acabou reagindo e foi morto no local (veja vídeo).

Após os disparos, a dupla correu em direção ao veículo. Dois policiais do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) passavam pelo local e conseguiram evitar a fuga, após troca de tiros.

Informalmente, o motorista de aplicativo afirmou à polícia que encontrou a dupla em outro local e depois seguiu em direção à padaria. Em depoimento, o condutor e outro preso se mantiveram em silêncio — o terceiro detido é um adolescente que está internado no hospital após ter sido baleado em uma das pernas.

Segundo o delegado Rafael Pereira, do Denarc, além de levar a dupla, o motorista do aplicativo os aguardou cometer o crime, e o fato de esperar os comparsas elimina a hipótese de que pudesse ter sido coagido.

— Não há dúvida nenhuma do envolvimento dele no latrocínio — reforça o policial.

Por meio da assessoria, a Uber confirma que localizou o cadastro do condutor, mas com "poucas viagens". Ainda segundo a empresa, não foram identificadas viagens feitas na região e no horário aproximado do crime.

Segundo o delegado Pereira, o aplicativo estava funcionando no momento da prisão. O celular do homem foi encaminhado à perícia para análise.

A GaúchaZH, o advogado do motorista, Cristiano Krentz, confirmou que o cliente trabalha com aplicativos e também seria taxista.

— A gente está apurando os fatos. Conversei com ele. A princípio, foi chamado para fazer uma corrida — observa Krentz.

O advogado também foi sondado pela família do outro preso, mas por enquanto nada está definido. Os dois presos estão na carceragem do Denarc. Agora, o inquérito será feito pela 4ª Delegacia de Polícia, responsável pela área na qual o latrocínio foi cometido.

Conforme o delegado Alexandre Vieira, os agentes da 4ª DP atuaram no local do crime e agora aguardam a documentação que vai ser encaminhada pelo Denarc. Dois revólveres calibre 38 foram apreendidos — o que estava com adolescente tinha munições deflagradas.

Dupla que entrou em padaria já cometeu roubos, tráfico e porte de arma

A dupla que entrou armada na padaria tem extensa ficha criminal. O homem de 22 anos — que entrou em luta corporal com Santos — é apontado por envolvimento em quatro crimes, todos em 2015. Foram dois portes ilegais de arma e dois roubos — um deles com formação de quadrilha.

O adolescente de 17 anos — que atirou contra Santos — responde por um roubo de veículo em agosto de 2017. Em junho deste ano, foi apreendido por porte ilegal de arma de fogo. Há ainda dois registros — em setembro e outubro — por tráfico de drogas.

Já o motorista de aplicativo só tem "registros antigos" de menor potencial ofensivo, como ameaças. Conforme a polícia, os três moram em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Adolescente segue internado

O adolescente segue internado no Hospital Cristo Redentor, onde está sob custodia da polícia. De acordo com o delegado Raul Souza Vieira, ele responde por latrocínio e tentativa de homicídio — por disparar contra os policiais. Já os outros dois foram presos por esses dois crimes e ainda por corrupção de menores.

Vieira observa que o adolescente não foi ouvido por haver provas suficientes para a apreensão em flagrante.

Conforme o delegado Rafael, a Justiça decretou a internação do adolescente. Após receber alta do hospital, ele deve ser encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias