Polícia



Investigação

Homem preso em SP é suspeito de estuprar e matar turista gaúcha no Rio

Fabiane Fernandes, 30 anos, moradora de Florianópolis, foi assassinada em 18 de novembro, em Arraial do Cabo (RJ)

14/12/2018 - 20h59min


Leticia Mendes
Reprodução / Facebook
Fabiane era administradora de uma pousada na Praia dos Ingleses. Seu corpo foi encontrado na trilha da Cabocla

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta sexta-feira (14) o suspeito de ter estuprado e matado a turista gaúcha Fabiane Fernandes, 30 anos. Matheus Augusto da Silva, 21 anos, foi encontrado em clínica psiquiátrica no interior de São Paulo. A vítima, que residia em Santa Catarina, mas passava o feriadão em Arraial do Cabo, foi encontrada morta em 21 de novembro. O jovem nega envolvimento no crime.

Segundo o delegado Michel Floroschk, de Rio Claro (RJ), que viajou até São Paulo para as buscas, havia mandado de prisão temporária contra o suspeito. Silva foi preso por volta das 10h em clínica psiquiátrica de reabilitação na área rural de São Carlos. Familiares relataram à polícia que ele sofre de transtorno bipolar. 

— Ele só foi capturado hoje (14), mas vai prestar depoimento amanhã (15) cedo, em Arraial do Cabo. Foi reconhecido como sendo quem violentou e depois matou a turista — afirma Floroschk.

O corpo de Fabiane foi encontrado durante as buscas com uso de cães farejadores. O cadáver, sem roupas, estava em meio às árvores, a cerca de 30 metros do ponto conhecido como Trilha da Cabocla. A empresária sofreu traumatismo craniano e teve ossos da face fraturados, segundo a necropsia. No local do crime foram encontradas pedras com manchas de sangue. 

No período em que Fabiane foi morta, o suspeito estaria acampando em área de mato de Arraial do Cabo, junto com outro homem, que fazia artesanato no local. Esse outro homem também foi detido pela polícia no Rio de Janeiro. Silva confirmou aos policiais que estava em Arraial do Cabo, mas negou informalmente o crime. 

— Não houve nenhum tipo de reação. Ele confirmou que estava no Rio de Janeiro na data dos fatos, com essa pessoa, que acabou detida lá — afirmou Gilberto Aquino, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos. 

Segundo o delegado Floroschk, o suspeito tinha arranhões nos braços, que podem indicar para luta corporal com a vítima. Em vídeo, gravado pelos policiais, Silva alega que sofre de depressão. 

— Nunca vi essa mulher. Só pela televisão. Esse rapaz que ficou comigo no Rio me mandou mensagem que a gente estava como suspeito. Liguei para minha advogada e ela me orientou que ficasse no sigilo, não falasse nada. Minha mãe me internou numa clínica de dependente químico. Eu sou inocente — diz na gravação.

O delegado Renato Mariano, que conduz a investigação do crime em Arraial do Cabo, foi procurado pela reportagem, mas não retornou os contatos.

O desaparecimento

Natural de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, Fabiane residia há cerca de 25 anos em Florianópolis, Santa Catarina. A empresária se dividia entre os cuidados com a mãe e o filho de nove anos. O pai dela já é falecido.  

Fabiane cursou Direito na Faculdade Cesusc, em Florianópolis, mas administrava pousada da família na Praia dos Ingleses, na mesma cidade. Os familiares relataram aos amigos dela que souberam do desaparecimento pela imprensa. A mulher teria seguido para o Rio de Janeiro para se encontrar com um morador de Porto Alegre. 

Ela pretendia passar o feriadão no local e depois retornar para Santa Catarina. Fabiane teria saído para uma trilha, no dia 18 de novembro, um domingo, e não foi mais encontrada. O desaparecimento foi informado à Polícia Civil no mesmo dia. Depois disso, os bombeiros passaram a fazer buscas por Fabiane. O corpo foi encontrado três dias depois.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias