Polícia



Região Metropolitana

Carga de celulares recuperada pela polícia após confronto está avaliada em R$ 3 milhões

Material foi roubado na madrugada desta terça-feira (22) em depósito de Cachoeirinha

22/01/2019 - 22h03min

Atualizada em: 22/01/2019 - 22h03min


Lucas Abati
Lucas Abati
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Na fuga após o assalto, criminosos deixaram pregos retorcidos para dificultar buscas

A Polícia Civil estima que a carga roubada em um depósito na madrugada desta terça-feira (22) em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, está avaliada em pelo menos R$ 3 milhões. O cálculo foi feito a partir do número de itens roubados: foram 2 mil celulares, sem contar televisões e outros eletrônicos. 

Menos de oito horas após o assalto, um criminoso foi morto e outros oito foram presos em confronto com a polícia. A perseguição começou em um sítio de Gravataí, onde eles estavam escondidos. A carga, que estava dividida em dois carros, foi recuperada pelos policiais. 

O delegado Alexandre Fleck afirma que os agentes estavam investigando ataques semelhantes com o desta terça-feira. Por isso, conseguiram encontrar os ladrões poucas horas após o crime. 

— Ocorreram outros fatos muito semelhantes. Por essa razão, a gente tentou estabelecer uma linha de investigação para mapear possíveis indivíduos e quadrilhas que pudessem fazer assaltos dessa natureza. Hoje, quando teve esse roubo, começamos a trabalhar e obtivemos informações que ligaram a outras apurações e ao mapeamento de dois locais onde eles estariam — relatou Fleck. 

Na primeira abordagem, ainda no sítio, cinco criminosos foram presos. Outros tentaram escapar pela RS-030. Durante a fuga, um dos ladrões rendeu um motorista para roubar o veículo dele. Os policiais continuaram a perseguição e atiraram contra o carro. Disparos atingiram o ladrão, que morreu no local. Outros três foram capturados. 

Os nomes dos oito homens capturados não foram divulgados pela polícia. Sete dos presos possuem antecedentes criminais por roubos, homicídios e tráfico de drogas. Um deles tem passagem por quatro ataques a bancos. Com o bando, os policiais apreenderam sete armas curtas e duas longas, incluindo um fuzil 556, calibre capaz de atravessar os coletes usados pelos agentes. 

O delegado acredita que todos os participantes do roubo foram capturados. A partir de agora, a investigação vai apurar o envolvimento do grupo em outros roubos. 

Eduardo Paganella / Agência RBS
Carro foi roubado em perseguição

O crime

Conforme a Brigada Militar, a quadrilha entrou no depósito por uma cerca, que foi cortada. Os seguranças foram surpreendidos pelos bandidos armados e acabaram rendidos. Depois, os assaltantes ordenaram a abertura da portaria para a entrada de ao menos quatro carros.

 Já dentro do depósito, pelo menos oito funcionários foram obrigados a auxiliar a quadrilha a carregar os veículos com smartphones e outros produtos. Após encher os carros, os bandidos amarraram as vítimas e fugiram do local pela Avenida Frederico Ritter, em direção à RS-118. Na fuga, espalharam miguelitos (pregos retorcidos) pela via.

A BM só foi avisada por volta das 5h45min, quando os funcionários conseguiram ligar para o 190. Duas viaturas foram enviadas à empresa e acabaram tendo os pneus furados pelos miguelitos.

Confira nota enviada pela empresa alvo dos criminosos:

A companhia confirma um assalto ao Centro de Distribuição, localizado em Cachoeirinha (RS), na madrugada desta terça-feira, 22. Durante a ação, nenhum colaborador se feriu.

A empresa informa ainda que o CD funciona normalmente e que vem colaborando com as investigações policiais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias