Polícia



Mistério

Estudante, dedicado e caseiro: familiares se mobilizam para encontrar motorista de aplicativo desaparecido

Mãe de Paulo Júnior da Costa, visto pela última vez na noite de Ano-Novo, mantém a esperança de encontrá-lo vivo

03/01/2019 - 21h15min

Atualizada em: 03/01/2019 - 21h17min


Renato Dornelles
Enviar E-mail
Tadeu Vilani / Agencia RBS
Neiva Amador, 39 anos, mãe do universitário Paulo Junior da Costa, que desapareceu perto da virada do ano

O movimento não para na casa da família do universitário e motorista de aplicativo Paulo Junior da Costa, 22 anos, desaparecido desde a última segunda-feira (31). Há um entra e sai de amigos na residência, que fica no bairro Jardim dos Lagos, em Guaíba. Eles se revezam na busca ao rapaz.

A mobilização é equivalente à esperança.

— A gente vai fazer uma festa de Ano-Novo, mesmo que atrasada — afirma Neiva Amador, 39 anos, mãe do universitário.

O desaparecimento aconteceu horas antes da virada do ano. Em um último contato telefônico com o pai, Flávio Paulo da Costa, 49 anos, por volta das 20h30min, disse que não iria demorar e que levaria o carvão para o churrasco de Réveillon.

Antes, a namorada, a técnica em enfermagem e acadêmica em Enfermagem Lavínia Gomes, 19 anos, havia trocado mensagens por WhatsApp com ele. Entre outras coisas, o universitário teria dito que estava realizando uma corrida por aplicativo para Pelotas, distante 267 quilômetros de Guaíba. Em uma hora, dizia ele, estaria retornando.  

Whatsapp / Reprodução

Lavínia estranhou. As mensagens escritas foram enviadas com muitos erros ortográficos, o que não era normal. Como Paulo Júnior não atendeu mais ao telefone, a família passou a primeira madrugada do ano no plantão da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.

— Logo a gente percebeu que havia algo errado — relembra a mãe.

Desde então, a família vive angustiada. Em contatos com a Polícia Civil, recebe como resposta que as investigações seguem em sigilo e que as informações obtidas ainda não podem ser repassadas. O carro, até o momento, não foi localizado.

A mãe e o pai lembram que o filho sempre foi muito caseiro e esforçado na busca por seus objetivos.

— Sai muito pouco. É um guri muito inteligente, sempre esforçado na escola, muito dedicado. Sempre gostou de mecânica  e tem entre os objetivos ser engenheiro. E se Deus quiser, ele vai ser — afirma Neiva, lembrando que o filho cursa a faculdade de Engenharia e faz estágio, além de dirigir por aplicativo.

O pai, em determinados momentos, pensa no pior, mas logo busca apoio na fé:

— Um pai não pode enterrar um filho. É uma dor muito grande. Tenho muita fé que isso não vai acontecer.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Paulo está desaparecido desde a noite de segunda

A aflição dos pais é compartilhada pela namorada. De acordo com a técnica em enfermagem, o relacionamento começou há um ano. Os dois se conheceram no Colégio Estadual Augusto Meyer.

— No dia 31, às 13h, ele me deixou na clínica onde trabalho. Foi a última vez que nos falamos pessoalmente. Agora já estou um pouco mais forte e conformada em não saber quando vou voltar a vê-lo, mas nos primeiros dias foi muito difícil até de dormir — diz a jovem.

Amigos realizam mutirões de buscas

Entre os amigos, a situação não é diferente. Em caravanas, mais de 30 pessoas percorreram possíveis locais onde possam encontrar o universitário. 

Na quarta-feira, um dos amigos levantou a hipótese de que ele estivesse em Santo Antônio da Patrulha, ao rastrear o celular de Paulo Junior. Eles foram até o município do Litoral Norte. Nesta quinta-feira (3), estava previsto que percorriam ilhas do Guaíba. A base para essa incursão foi informação repassada anonimamente.

— O problema é que passam muitas informações falsas. Até dinheiro do pai dele já tentaram tirar — conta o motorista Diego Freitas Vargas, amigo da família há 20 anos.

A Polícia Civil, de acordo com a delegada Roberta Bertoldo, da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, avança nas investigações, mas, para não atrapalhá-las, não pode divulgar detalhes. Entre as poucas informações liberadas, está a de que Paulo Junior realizou a última corrida, pelo aplicativo Uber, entre 17h e 18h de segunda-feira, cerca de duas horas antes do último contato com familiares. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias