Polícia



Chacina no Vale do Caí

Mãe e três filhos são mortos a facadas em Triunfo

Vítimas foram identificadas como Mirian Ribeiro Pereira, 52 anos, Valquiria Pereira Borges, 30, Valeria Pereira Borges, 28, e João Paulo Pereira Borges, 21

09/01/2019 - 21h07min


Felipe Daroit
Felipe Daroit
Enviar E-mail
Leticia Mendes
Alex Azeredo / Arquivo Pessoal
Briga entre vizinhos seria motivação das mortes. BM e Polícia Civil estão no local

Série de discussões entre vizinhos pode ter motivado uma chacina no interior de Triunfo, na Região Metropolitana, na manhã desta quarta-feira (9). Mirian Ribeiro Pereira, 52 anos, e os filhos Valquiria Pereira Borges, 30, Valéria Pereira Borges, 28, e João Paulo Pereira Borges, 21, foram assassinados a facadas na frente de casa. Poucos metros de uma viela de chão batido separam a moradia da família da casa do principal suspeito do crime, um homem de 45 anos.

Por volta das 11h, o morador teria ido até a frente da casa, na localidade de Barreto, onde começou a discutir com a família, que residia do outro lado da rua. 

Na garagem de casa próxima, uma moradora costurava, quando ouviu bate-boca. O vizinho envolvido na discussão havia se mudado recentemente para outro município da Região Metropolitana, com a família, mas retornava com frequência ao local.

— Era normal discutirem. Até pensei: será que chamo a polícia?. Mas não achei que podia acontecer isso — relata.

Enquanto seguia costurando, a moradora ouviu a discussão se intensificar do lado de fora. Quando a gritaria aumentou, pensou que estivesse ocorrendo uma briga. Ao sair à rua, viu as três mulheres feridas em frente à casa. Elas já tinham sido esfaqueadas. Mãe e filhas foram atingidas na região do tórax, segundo a Polícia Civil.

— Pensei que ele só tinha cortado elas. Ainda estavam vivas. Então vi a Mirian caindo por cima da filha dela. Me desesperei — relata a vizinha, que não quer ser identificada.

Além da mãe e das duas filhas, João Paulo foi morto na porta da residência, enquanto tentava se esconder. Dentro da moradia ainda estavam uma criança, de cinco anos, uma adolescente, de 12 anos, e um jovem, de 19 anos. Eles conseguiram escapar e pedir socorro em um imóvel vizinho. Segundo a moradora, após o crime, o autor chegou a ir até a entrada da casa dela e fez ameaças.

— Ele veio até meu portão com a faca ensanguentada e disse que a próxima seria eu. Meu medo é que ele volte. Os filhos da Mirian ouviam música e ele não gostava, dizia que era coisa mundana. Não dá para acreditar que alguém mate por tão pouco — lamenta.

“Motivo fútil”, afirma delegado

Equipes médicas chegaram a ir até o local, mas as vítimas não resistiram. Logo após o crime, o vizinho escapou da residência. Chegou a ser relatado por moradores que estaria em um veículo branco. Os policiais fizeram buscas até a noite, mas não havia sido localizado, assim como a faca do crime. 

Alex Azeredo / Arquivo Pessoal
BM e Polícia Civil foram acionadas após a chacina

Sobrevivente da chacina, o rapaz de 19 anos conta que conseguiu escapar com a irmã e a sobrinha de dentro casa, após a mãe e os irmãos serem mortos.

— Estava dentro de casa e elas estavam lá fora discutindo. Ele (vizinho) entrou na casa e saiu de novo. Quando olhei pela janela, estava esfaqueando elas. Não deu tempo de fazer nada.

O rapaz diz que ele e o irmão, João Paulo, tentaram fechar a porta da moradia para proteger o restante da família. Nesse momento, o autor do crime forçou a entrada com uma faca.

— A gente tentou fechar a porta. Mas ele conseguiu acertar meu irmão pela fresta. Meteu a mão pela porta e acertou ele — conta.

Segundo o delegado Lúcio Melo, o suspeito tem antecedentes por ameaça, em 2006, e por atentado violento ao pudor, em 2005. O delegado confirmou que as discussões entre os vizinhos seriam frequentes. Durante o Ano-Novo, teriam se desentendido. Um dos motivos seria o som alto na casa de Mirian e dos filhos.

— Parece um motivo fútil para um crime dessa gravidade. É algo que nos chocou. Ao que tudo indica foi realmente discussão entre vizinhos — afirma o policial.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias