Polícia



Zona sul de Porto Alegre

Passageiro de táxi chegava em casa quando foi baleado por engano

Criminosos, que já foram presos, dispararam mais de 20 tiros por desconfiar da vítima que voltava para casa do trabalho

20/01/2019 - 12h42min


Cid Martins
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Veículo foi atingido por 20 disparos

O passageiro de um táxi baleado na madrugada deste sábado (19) chegava em casa no bairro Serraria, na zona sul de Porto Alegre, quando foi surpreendido por criminosos. Mais de 20 tiros foram disparados contra o veículo e cinco atingiram a vítima. O taxista não se feriu.  

Segundo a Polícia Civil e a Brigada Militar, um grupo de pelo menos quatro pessoas tinha como objetivo executar um integrante de facção criminosa rival e, mesmo sabendo que não se tratava do alvo procurado, atirou no passageiro que estava chegando em casa após o trabalho. 

O crime teria sito cometido porque os criminosos desconfiaram da movimentação do veículo. Após buscas na região, três homens e um adolescente, todos armados, foram detidos.  

A delegada Roberta Bertoldo, plantonista do Departamento de Homicídios, confirma que a vítima foi baleada por engano porque os suspeitos acreditavam que no táxi poderia estar um integrantre de grupo rival. No entanto, estavam enganados, tratava-se de um funcionário de uma pizzaria da zona sul da cidade. Ele não tem antecedentes criminais, assim como o taxista, e sempre utiliza o serviço de táxis para voltar do trabalho para sua residência. A delegada Roberta diz ainda que os criminosos são de uma facção com base no bairro Santa Tereza e haviam errado o caminho, já que pretendiam executar um rival na Vila dos Sargentos.  

— O funcionário da pizzaria teve o azar de estar na hora e lugar errados. Eles sabiam que não se tratava do alvo deles, mas desconfiaram da movimentação do táxi e acreditavam que no veículo poderia estar um integrante de facção rival monitorando eles — afirma Roberta.  

Todas as hipóteses serão investigadas, mas a principal linha de investigação é tentativa de homicídio pelo fato dos criminosos acreditarem que o taxista e o passageiro poderiam ser rivais com o objetivo de revidar ao ataque que eles planejavam.  

Tiros  

Segundo ocorrência policial, as vítimas viram um grupo de homens armados indo em direção a eles no momento em que o táxi chegava na casa do passageiro. O motorista se assustou e tentou dar a ré no veículo. O carro apagou e eles fugiram correndo. Os criminosos efetuaram então mais de 20 tiros, a maioria atingiu o táxi e cinco, o funcionário da pizzaria. 

Moradores acionaram rapidamente a Brigada Militar, e os suspeitos fugiram do local. O passageiro do táxi levou cinco tiros nos braços, pernas e costas. Ele foi hospitalizado e não corre risco de morte.  

Houve buscas por parte da Brigada Militar logo após o crime e, na região do bairro Chapéu do Sol, também na zona sul da Capital, quatro ocupantes de um carro roubado foram detidos. Os policiais confirmaram que se tratava dos mesmos que balearam por engano a vítima no bairro Serraria. 

Três homens, todos com antecedentes criminais e um na condição de foragido, além de um adolescente, que já tem passagem na polícia por atos infracionais, estavam com quatro pistolas 9 milímetros e munição. 

Os nomes deles e das vítimas não foram divulgados: o do jovem apreendido por questões legais e os das vítimas por questões de segurança. Em relação aos três adultos presos, a polícia diz que o objetivo é não prejudicar a investigação.      


MAIS SOBRE

Últimas Notícias