Polícia



Sistema prisional

Três meses depois, lixo volta a ser recolhido nas prisões de Charqueadas

Susepe prorrogou contrato com a antiga empresa por 60 dias para que problema fosse resolvido

25/01/2019 - 21h00min

Atualizada em: 25/01/2019 - 21h00min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Susepe / Divulgação
Nesta sexta-feira (25), caminhões retiraram os dejetos acumulados em Charqueadas

Após ficar ao menos três meses sem recolhimento, caminhões de lixo voltaram a fazer a coleta dos resíduos no complexo penal de Charqueadas, na Região Carbonífera. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), seis veículos trabalharam nesta sexta-feira (25) para retirar os dejetos das seis prisões da cidade.

A expectativa da Susepe é que demore ao menos quatro dias para recolher o lixo acumulado. Reportagem de GaúchaZH apontou que os detritos não eram recolhidos desde outubro, acumulando resíduos no entorno das penitenciárias Estadual de Charqueadas (PEC) e de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e nos pátios das penitenciárias Estadual do Jacuí (PEJ) e Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC).

O problema afetou ainda o Instituto Penal de Charqueadas (IPCH) e a Colônia Penal Agrícola (CPA), que abrigam presos do regime semiaberto. Somadas, as populações carcerárias das seis casas totalizam 4.852  e superam o número de habitantes de 226 municípios gaúchos.

Paulo Irion / Divulgação
Na Pasc, compartimento destinado ao material descartado ficou abarrotado

O acúmulo foi causado pela demora na contratação de uma nova prestadora de serviço, após o fim do acordo com a anterior. Para solucionar a coleta temporariamente, foi prorrogado o vínculo da antiga empresa por 60 dias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias