Polícia



Sistema penitenciário

Treze criminosos fogem de presídio em Erechim, no norte do RS

 Susepe afirma que "a fuga se deu pela fragilidade estrutural do Presidio". Quatro apenados foram recapturados 

18/02/2019 - 10h26min


GZH
GZH

Treze criminosos fugiram do Presídio Estadual de Erechim, no norte do Estado, na madrugada deste domingo (17). Eles teriam feito um buraco na parede embaixo da cama de um dos detentos em uma cela que abrigava 25 pessoas, à 1h55min. 

Quatro deles foram recapturados nas ruas próximas ao presídio. Cerca de 10 policiais da Brigada Militar seguem buscando os outros fugitivos na região. A polícia afirma que nenhum dos capturados chegou a entrar em residências e que não portavam nenhum tipo de arma. 

Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), os detentos utilizaram colheres e estoques (facas artesanais) para cavar o buraco. 

O órgão divulgou nota afirmando que "a fuga se deu pela fragilidade estrutural do Presidio" e que, por determinação do corregedor Geral, José Serpa, foi aberta uma sindicância interna para apurar os fatos. 

GaúchaZH solicitou mais detalhes da fuga, informações sobre medidas que serão tomadas para sanar os problemas de estrutura e número de detentos do presídio atualmente, mas ainda não recebeu resposta. Essa foi a terceira fuga em massa do ano no Estado — dezessete apenados escaparam do presídio de Passo Fundo em janeiro após picape derrubar portão e 10 fugiram da cadeia em Bento Gonçalves no último dia 8.

Na quinta-feira passada (14), 50 presos foram transferidos do presídio de Erechim após uma interdição parcial de uma ala que apresentou risco de desabamento. Em janeiro deste ano, um muro da área interna do presídio caiu. Além disso, uma vistoria feita no prédio no mês passado indicou risco crítico de desabar. 

Esse tipo de fuga não é novidade na penitenciária do norte do Estado. Há um ano, cinco presos fugiram do Presídio Estadual de Erechim após abrirem um buraco no teto e quebrarem telhas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias