Polícia



Fim da ajuda

Força Nacional deixa o Rio Grande do Sul após cerca de dois anos e meio

Governo federal não renovou a permanência dos agentes em solo gaúcho. Efetivo deve ser deslocado para o Pará

22/03/2019 - 20h23min


Anderson Aires
Anderson Aires
Enviar E-mail
Camila Domingues / Agencia RBS
A chegada do grupo ocorreu depois que uma mulher foi morta em frente à filha em Porto Alegre, ao buscá-la na escola

Após dois anos e sete meses, a Força Nacional não seguirá atuando no Rio Grande do Sul. O governo federal informou ao Piratini, nesta sexta-feira (22), que o pedido de renovação para permanência do efetivo não foi acatado. O secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, em visita ao Estado, disse que a medida é necessária, pois os agentes serão enviados ao Pará, onde existe um pedido de urgência.

Em janeiro, o ministro da Justiça, Sergio Moro, havia assinado portaria liberando a presença dos agentes por mais 60 dias, período que vence nesta sexta-feira.

Em comunicado no site da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-RS), o vice-governador e chefe da pasta, Ranolfo Vieira Júnior, agradeceu a atuação da tropa e da União durante o período no qual o Estado precisou de ajuda federal para combater a criminalidade. Ranolfo disse que o efetivo da Força Nacional no Estado contava com 54 policiais militares e nove policiais civis: 

"Por isso, a saída desses agentes não deve causar grande impacto na segurança", diz Ranolfo, na nota.

O secretário da Segurança destacou que, no mês de agosto, cerca de 2,4 mil policiais serão formados, reforçando as forças de segurança do Estado.

Pedido feito na terça-feira

Na última terça-feira (19), o governo do Rio Grande do Sul encaminhou pedido para que a permanência fosse prorrogada por 180 dias. O Piratini estava otimista quanto à prorrogação do vínculo.

O Rio Grande do Sul conta com o reforço desde 2016. A chegada do grupo ocorreu depois que uma mulher foi morta em frente à filha em Porto Alegre, ao buscá-la na escola. O fato culminou na demissão do então responsável pela pasta da Segurança no Estado, Wantuir Jacini. O efetivo da Força Nacional de Segurança é composto por servidores da segurança pública estadual de todo o país.

Procurado por GaúchaZH, o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou uma nota:

Após dois anos de trabalho em Porto Alegre, o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública encontra-se em deslocamento para compor a Operação em Belém, que começa na próxima segunda feira (25). A data vigente na portaria é até 22/03/19 e não há previsão de ser prorrogada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias