Polícia



Em plena luz do dia

Morre advogado baleado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre

A vítima foi identificada como Gabriel Pontes Fonseca Pinto, 28 anos

26/03/2019 - 22h54min


Felipe Daroit
Felipe Daroit
Enviar E-mail
Anderson Aires
Anderson Aires
Enviar E-mail
Marco Favero / Agencia RBS
Brigada Militar faz buscas pelos criminosos

A Cidade Baixa voltou a ser cenário de crime nesta terça-feira(26). Desta vez, à plena luz do dia. Dois meses depois de três pessoas terem sido mortas a tiros no bairro durante a madrugada, um advogado foi assassinado. Gabriel Pontes Fonseca Pinto, 28 anos, foi atingido por dois tiros por volta das 16h, na esquina das ruas General Lima e Silva e Alberto Torres. Morreu no Hospital de Pronto Socorro (HPS), cerca de três horas depois. Ninguém foi preso até o momento.

Conforme a Brigada Militar (BM), Fonseca teria saído de uma agência bancária quando foi  abordado por um criminoso. Imagens de câmeras de segurança de um prédio mostram um homem estacionando uma motocicleta na Rua Alberto Torres. No mesmo momento, a vítima aparece caminhando em direção à Rua Lima e Silva. Minutos depois, o criminoso retorna correndo e deixa o local no veículo. 

Testemunhas afirmaram ter ouvido três disparos, mas Fonseca foi atingido por dois tiros. Ele foi levado por populares para atendimento médico, mas não resistiu e morreu na casa de saúde.

O delegado Paulo César Jardim, da 1ª Delegacia de Polícia,  afirma que ainda não há definição se o caso se trata de um latrocínio (roubo com morte) ou de um homicídio. Jardim destaca que, em um primeiro momento, os indícios colhidos na cena do crime apontam que o criminoso não conseguiu levar pertences de Fonseca. No bolso da vítima, estava a quantia de R$ 900. O celular e documentos dele não foram subtraídos.

— O tipo penal ainda não está bem definido, mas a investigação vai esclarecer isso — afirmou.

Por volta das 21h, agentes ainda buscavam pelo suspeito de tirar a vida do advogado. 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), também se manifestou sobre a morte. O presidente da entidade, Ricardo Breier, afirmou repudiar mais uma morte violenta.

Em nota, afirmou que é preciso “seguir firmes contra a violência”  e cobrar “políticas públicas eficazes de combate a criminalidade”. “Perdemos um jovem colega, que entra para as tristes estatísticas da insegurança pública. Vamos cobrar a devida apuração dos fatos e esclarecimentos sobre a morte deste jovem advogado”, pontuou Breier, em nota.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias