Polícia



Crime em Catuípe 

Depoimento de avó de adolescente assassinada reforça suspeita de que ela era assediada por motorista escolar

Maria Eduarda Zambom, 15 anos, desapareceu no trajeto para colégio na manhã de sexta-feira e foi encontrada morta no dia seguinte

03/04/2019 - 21h39min


Leticia Mendes
Janio Fernandes / Rádio Jornal da Manhã
Corpo de Maria Eduarda foi encontrado na localidade de Santa Terezinha, em Catuípe

O depoimento da avó materna da adolescente encontrada morta na Região das Missões reforça a suspeita de que Maria Eduarda Zambom, 15 anos, era assediada pelo motorista do transporte escolar. O suspeito, de 52 anos, que segue hospitalizado, teve prisão temporária decretada no fim de semana. A vítima desapareceu no trajeto para a escola na manhã de sexta-feira (29), no município de Catuípe, e teve o corpo localizado no dia seguinte. 

Nesta quarta-feira (3), a idosa foi ouvida pelos policiais e relatou que no ano passado Maria Eduarda disse ter dado um tapa no motorista. A avó somente recordava que a neta teria contado que ele "saiu com bobagem". 

— Como é uma idosa, e esse episódio faz cerca de um ano, ela não lembrava detalhes. Ela não contou para a mãe (de Maria Eduarda), nem nada. Já temos elementos suficientes para mostrar que ele vinha assediando ela. Ele assediou ano passado e recentemente — afirmou o delegado Gustavo Arais. 

A avó disse que não sabia que a neta estava preocupada recentemente com o comportamento do motorista. Em depoimento na terça-feira (2) a mãe do padrasto de Maria Eduarda relatou que a adolescente afirmou na semana passada ter "medo do motorista matar ela e enterrar perto das laranjeiras"

A garota contou à mãe do padrasto, a quem considerava como uma avó, que o homem pedia para que ela sentasse no banco do carona da Kombi, onde eram transportados os alunos, e que ele teria tentado passar a mão em seus cabelos. 

A mãe da vítima afirmou que pretendia ir nesta semana à Secretaria de Educação do município e pedir que fosse trocado o condutor do transporte. A garota acabou sendo assassinada antes disso. A Polícia Civil quer encerrar os depoimentos de testemunhas até o fim desta semana. Os celulares dos dois também serão encaminhados para perícia. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Maria Eduarda Zambom

Com as análises, a polícia espera descobrir se há comprovação no telefone de Maria Eduarda de que ela vinha sendo assediada pelo suspeito. No dia em que sumiu, a adolescente teria embarcado no veículo particular do suspeito. A investigação apurou que ele já tinha buscado a garota em casa em seu veículo em ocasiões anteriores. 

O motorista permanece sob custódia no  Hospital de Caridade de Ijuí. Até esta quarta-feira, ele continuava sedado. Assim que receber alta, será ouvido e encaminhado para exames periciais. Uma das suspeitas é que ele tenha tentado se matar, após assassinar a vítima.

O desaparecimento


Maria Eduarda saiu da casa onde morava com a família, na localidade de Boa Vista, interior de Catuípe, na manhã de sexta-feira (29) para ir à escola. Ela estudava no 9º ano, na Escola Euzébio de Queiroz, também na área rural. No entanto, a garota não chegou ao colégio. 

A demora em aparecer fez a família começar a procurar por ela. Os parentes tentaram contato com o motorista, mas não conseguiram. O suspeito foi encontrado durante a tarde com ferimento no pescoço. Perto do carro dele foi achada a mochila da adolescente. 

Na manhã seguinte, o corpo de Maria Eduarda foi localizado em área de mato no interior do município. Ela teria sido morta por estrangulamento. Uma das suspeitas é que a adolescente tenha sido vítima de violência sexual, mas a confirmação depende da perícia. A Justiça concedeu mandado de prisão temporária do suspeito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias