Polícia



Zona Norte

Dono de mercado reage a assalto e mata criminoso a tiros em Porto Alegre

Segundo a Polícia Civil, homem morto era foragido da Justiça e tinha antecedentes por homicídio

16/04/2019 - 21h59min


GZH
GZH
Divulgação / Brigada Militar
Brigada Militar isolou a área após o assassinato na manhã desta terça-feira (16)

Um criminoso foi morto a tiros, na manhã desta terça-feira (16), ao tentar roubar um mercado no bairro Mario Quintana, zona norte de Porto Alegre. Rafael dos Santos Bezerra, 35 anos, e um comparsa, entraram no estabelecimento e anunciaram o assalto, por volta das 11h30min.

O filho do proprietário, que tem porte de arma, estava trabalhando no momento da ação. Ao sair do banheiro, deparou-se com a dupla dentro do estabelecimento e conseguiu se esconder atrás de um pilar e reagir. Segundo a Brigada Militar, o rapaz disparou 12 vezes com uma pistola calibre 380 na direção da dupla.

O criminoso morto foi atingido por pelo menos quatro tiros. Ele era foragido da Justiça e tinha antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma, homicídio, roubo a casa lotérica, roubo a motorista particular, roubo de veículo e roubo a joalheria. Os policiais que atenderam a ocorrência encontraram, ao lado do corpo, um revólver calibre 38.

O delegado Newton Martins, da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (5ª DPHPP), disse que arma usado pelo filho do proprietário estava registrada legalmente e com Certificado de Registro (CR) para atirador.

Segundo o proprietário, não é a primeira vez que os mesmos criminosos assaltam o local.

— No começo do mês, de rosto limpo, eles levaram R$ 2 mil, a chave do carro e celulares. A gente trabalha muito, todos os dias, para os bandidos levarem tudo — desabafou o dono do estabelecimento, que preferiu não se identificar.

O comparsa conseguiu fugir e ainda não foi localizado pela polícia. Segundo o delegado, o fugitivo vai responder por tentativa de latrocínio (roubo com morte). Técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram no local e levaram o corpo ao Departamento Médico Legal (DML) de Porto Alegre.

Dicas

A reportagem procurou a chefia da Polícia Civil que deu dicas de como os cidadãos devem proceder durante um assalto. Confira:

A indicação, de maneira geral, é não reagir. 

Diante de um criminoso armado, não tente correr ou arrancar o veículo. Você pode ser baleado. 

Evite movimentos bruscos, que possam ser entendidos pelo assaltante como uma reação. Avise antes de realizar algum movimento. 

Mesmo com preparo, o indicado é tentar se manter calmo e não reagir se estiver em menor ou igual número ao dos criminosos. 

Se for possível, tente gravar o maior número de características dos assaltantes para repassar aos policiais. 

Acione o policiamento imediatamente após o assalto.

Fonte: Nadine Anflor, delegada e chefe da Polícia Civil do RS.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias