Polícia



Nova Hartz

Homem que matou dois em frente a bar no Vale do Paranhana atirou 12 vezes contra grupo de jovens

Suposto autor foi preso em flagrante após o crime

14/04/2019 - 19h16min


José Luis Costa
Enviar E-mail

Um encontro entre cinco amigos terminou em cenas de desespero e morte próximo a um bar, na madrugada deste domingo (14), em Nova Hartz, no Vale do Paranhana.

Armado com uma pistola calibre .380, um homem, sem motivo aparente, invadiu o local e disparou 12 vezes contra o grupo, matando dois dos jovens: Felipe Rolim Stein, 21 anos, e Juliezer dos Santos Pereira, 20. Capturado logo após por policiais militares, um suspeito identificado como Tulio Rosa dos Santos, 30 anos, foi preso em flagrante apontado como autor do duplo homicídio.

O crime aconteceu por volta da 1h nas imediações de um bar no cruzamento das ruas Ajuricaba e Henrique Hoffmann, no bairro Primavera. O grupo de amigos estava reunido junto a uma mesa, alguns sentados, outros em pé.

Conforme o delegado Fernando Branco, da Delegacia da Polícia Civil de Nova Hartz, o suspeito chegou ao local em um Celta branco. Estacionou o veículo nas imediações e foi até o bar, onde pediu uma bebida. Passou pelo grupo de amigos e retornou para o carro. Instantes depois, o homem voltou. Com a pistola na mão, aproximou-se dos jovens e começou a atirar.

— Os rapazes bebiam e conversavam entre eles, sem qualquer anormalidade. Não mexeram com ninguém, não ocorreu nada que justificasse a atitude tomada — afirmou o delegado.

Em pânico, o grupo tentou escapar. Três jovens correram e conseguiram deixar o local ilesos, mas Juliezer e Felipe não tiveram tempo para isso. O atirador embarcou no Celta e fugiu, tentando deixar a cidade em direção à RS-239. A Brigada Militar foi acionada e após buscas pela região, PMs interceptaram o carro e prenderam o atirador que portava a pistola, ainda com três cartuchos intactos.

O homem foi levado para a Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil de Taquara, onde foi autuado em flagrante pelo duplo homicídio. Conforme o delegado Fernando Branco, o atirador se negou a prestar depoimento.

— Em conversa informal, ele pronunciava palavras desconexas, sem sentido algum, e não aparentava estar alcoolizado ou drogado — lembra o delegado, intrigado em descobrir a motivação dos crimes.

Conforme o policial, o homem já atuou como vigilante e, atualmente, estaria trabalhando em uma indústria da região. Ele havia sido preso anteriormente com um carregador de pistola, possivelmente, da mesma arma que usou para matar os dois jovens. A pistola está registrada no nome dele, mas o documento está vencido e não possui autorização de porte. No Facebook, o atirador registra frases sobre o "apocalipse, sinais do fim do mundo e volta de Jesus".

A morte dos jovens abalou a cidade de 21,3 mil habitantes, onde predominam crimes de furto. Em 2018, por exemplo, ocorreram apenas dois homicídios.

Dedicados aos estudos, as vítimas não tinham envolvimento em crimes. No Facebook, Felipe informa que foi aluno na Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Jost, localizada no centro de Nova Hartz, e, atualmente, morava em Farroupilha, e estuda Odontologia na Universidade de Caxias do Sul. Em sua timeline no Facebook, na última sexta-feira, Juliezer postou um foto diante de um espelho, apontado o dedo indicador direito para cima com a seguinte mensagem: "Senhor me proteja de todo mal!". 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias