Polícia



Criminalidade

Para polícia, guerra entre facções na Restinga foi retomada após homicídio

Crime de 30 de janeiro teria gerado revolta no grupo rival, que passou a investir em retaliações

01/04/2019 - 21h16min

Atualizada em: 01/04/2019 - 21h18min


GZH
GZH
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Clima de apreensão na Restinga motivou fechamento de posto de saúde nesta segunda-feira (1º)

A morte de um homem tem sido vista pela Polícia Civil como o fato responsável por reacender a guerra entre duas facções na Restinga. Para os investigadores, o homicídio, que aconteceu em 30 de janeiro, teria gerado revolta no grupo rival, que passou a investir em retaliações. 

Segundo o delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, da 4ª Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa  (DHPP) da Capital, desde então, pelo menos oito assassinatos e cinco tentativas de homicídio foram registrados no bairro. O mais recente aconteceu na noite de sábado (30), quando um jovem foi morto na Estrada João Antônio da Silveira. 

— Os grupos estavam calmos, pacificados. Registrávamos ocorrências, mas em menor número. No dia seguinte a este homicídio começamos a perceber uma intensificação nos crimes. Conversamos com integrantes da facção rival e sentimos que eles iriam buscar vingança — afirmou.

Segundo o delegado, os territórios das duas facções estão situados em quadras próximas uma da outra. Ele afirma que populares, incluindo crianças, circulam diariamente pela área.

— Ontem mesmo, estávamos no local de um crime quando soubemos que dois tiroteios estavam acontecendo na região — disse.

Nesta segunda-feira (1º), o clima é de apreensão no bairro.  Pelo menos seis creches, duas escolas de Ensino Médio e um posto de saúde não abriram as portas por medo de tiroteios.  

Alguns crimes

 — O mais recente aconteceu na noite de sábado (30), quando um jovem foi morto na Estrada João Antônio da Silveira. Duas pessoas ficaram feridas.

— Na noite de quinta-feira (28), um homem de 25 anos foi morto no Beco Cecílio Monza. Ele teria sido executado com cinco disparos e foi identificada como Bruno Godoy, 25 anos. 

— Na quarta-feira (27), Rafael Silva da Silva, 34 anos, foi morto com 18 disparos de pistola 9mm na Estrada do Rincão. De acordo com a Polícia Civil, o homem assassinado seria irmão de um homem preso em recente operação da Polícia Civil no bairro Bom Jesus. A vítima teria deixado a região pois estava correndo risco de vida. No mesmo dia, por volta das 22h, um adolescente de 16 anos foi atingido por tiros na Rua Tobago. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

— Em 22 de março, policiais foram chamados na Estrada Francisca de Oliveira Vieira, onde um corpo não identificado havia sido desovado. A vítima teria sido morta com disparos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias