Polícia



Violência

Colega atira contra adolescente de 15 anos em escola de Porto Alegre

Incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira em instituição pública na Zona Sul

02/05/2019 - 20h57min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Vitor Rosa / Agência RBS
Caso fez com que direção cancelasse as aulas na instituição

Um adolescente de 15 anos foi baleado dentro de uma escola na zona sul de Porto Alegre. O ataque ocorreu em uma instituição de ensino no bairro Cavalhada. O autor do disparo, segundo a prefeitura, foi um colega, de 13 anos. O baleado foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para um hospital de pronto socorro. Segundo a administração municipal, a vítima não corre risco de morrer.

As aulas foram canceladas na escola nesta tarde. Ao tomar conhecimento do fato, o Executivo acionou imediatamente os seus serviços para dar suporte à instituição de ensino e aos familiares dos estudantes envolvidos.

A Guarda Municipal acompanhou a família da vítima até o hospital. Equipes da diretoria pedagógica e de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Segurança se deslocaram para a instituição de ensino. 

O autor do disparo e um adolescente de 15 anos, que escondeu a arma após o ocorrido, foram encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) pela Brigada Militar. Segundo a Polícia Civil, os dois garotos, acompanhados da Defensoria Pública, optaram por permanecer em silêncio durante depoimento. Por isso, a motivação para o disparo ainda é desconhecida. 

— A delegacia vai continuar apurando os fatos — garantiu a delegada Anne Vontobel.

Segundo ela, cabe ao Judiciário agora definir se os adolescentes serão internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), GaúchaZH não divulga os nomes dos envolvidos nem da instituição de ensino.

Confira trecho da nota da prefeitura:

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias municipais de Educação e Segurança, está mobilizada para esclarecer o incidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, 2, na escola localizada no bairro Vila Nova, onde um aluno de 15 anos foi atingido por um tiro (na região do quadril) desferido por outro adolescente de 13 anos. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde está sendo atendida. O quadro é estável e não corre risco de morte.

Ao tomar conhecimento do fato, a administração municipal acionou imediatamente os seus serviços para dar suporte à instituição de ensino e aos familiares dos estudantes envolvidos. A Guarda Municipal acompanhou a família da vítima até o hospital. Equipes das diretorias Pedagógica e de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e da Secretaria de Segurança (SMSeg) se deslocaram para a escola. O autor do disparo e um outro adolescente, que escondeu a arma após o ocorrido, foram encaminhados ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) pela Brigada Militar.

Neste momento, os titulares das pastas da Educação, Adriano Naves de Brito, e da Segurança, Claudia Rocha, estão reunidos para analisar a situação e dar suporte à comunidade escolar e à vítima. As aulas na escola foram suspensas na tarde desta quinta-feira.

Vitor Rosa / Agência RBS
Na entrada da escola, um pedido: "chega de violência"



MAIS SOBRE

Últimas Notícias