Polícia



Alerta na internet

Estelionatários usam redes sociais para atrair vítimas e aplicar golpes em cidades gaúchas

Golpes podem até terminar com extorsão mediante sequestro

06/05/2019 - 07h17min


Renato Dornelles
Enviar E-mail
Fernando Gomes / Agencia RBS

As redes sociais tornaram- se um meio pelo qual os estelionatários atraem vítimas e aplicam golpes. É por ali que criminosos conquistam confiança e passam a pedir dinheiro para seus alvos, caso da fraude do falso soldado. Em outra modalidade de estelionato, conhecida como "golpe do chute", compradores combinam encontros com supostos vendedores para adquirir produtos ofertados na internet. O que começa como um caso de estelionato, termina como extorsão mediante sequestro. 

De acordo com o delegado João Paulo Abreu, da Delegacia de Roubos, as dinâmicas utilizadas por quadrilhas para aplicar o golpe do chute variam, mas, na mais comum, as vítimas são atraídas para uma emboscada por meio do anúncio de venda de mercadoria. Para provocar interesse, o produto é oferecido por preços abaixo do de mercado. Em local combinado, os criminosos anunciam o sequestro. As vítimas são levadas para cativeiro e, a partir daí, é feita a cobrança de valores aos familiares.

– Tivemos alguns casos neste ano – afirma o delegado.

Em abril, três homens foram presos. Após anunciarem a suposta venda de um carro, combinaram encontro em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte. A Delegacia de Roubos conseguiu detê-los antes que tivessem contato com a vítima. O trio, de acordo com o delegado, faz parte de um grupo investigado por outras sete tentativas de sequestro.

No golpe do falso soldado, o autor, afirmando ser das forças armadas norte-americanas em ação no Oriente Médio, conquista a confiança das vítimas e, após semanas de trocas de mensagens, pede valores, com alegações variáveis. 

– Já tinham tentado me enganar. Mesmo assim, nesta semana, voltaram a insistir – conta o guarda municipal de Cachoeirinha Ildo Cabral, 47 anos. A mesma vigilância não teve moradora da Capital que, de 2016 até janeiro deste ano, perdeu cerca de R$ 35 mil no golpe



MAIS SOBRE

Últimas Notícias