Polícia



Investigação

Líder de facção investigado por oito homicídios é preso em sítio em Viamão

Rainer Ernesto Borges, 35 anos, tinha sete mandados de prisão contra ele e era considerado um dos mais procurados pela polícia gaúcha

16/05/2019 - 21h45min


Cid Martins
Enviar E-mail
Noele Scur
Noele Scur
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Homem foi preso em sítio em Águas Claras na manhã desta quinta-feira

Foi preso na manhã desta quinta-feira (16), em Viamão, na Região Metropolitana, um homem que constava na lista dos mais procurados pela polícia gaúcha por ter sete mandados de prisão contra ele devido a oito homicídios e por tráfico de drogas. Rainer Ernesto Borges, 35 anos, estava em um sítio na localidade de Águas Claras, na zona rural da cidade.

Rainer foi preso junto com um irmão e outro comparsa. O trio estava com três armas e munição, além de um veículo.

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua na zona sul de Porto Alegre, o preso era procurado desde 2012 suspeito de ordenar assassinatos e por comandar a venda de entorpecentes no bairro Belém Novo. Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve um aumento de 62% nos assassinatos neste bairro entre 2017 e 2018 e, para a polícia, a maior parte dos crimes ocorreu devido à ação do grupo de Rainer.

Conforme a investigação, ele atuava junto com outro irmão, Israel Ernesto Borges, conhecido como "Zóio", preso em fevereiro do ano passado no bairro Restinga, também na Zona Sul.

Segundo o delegado Artur Raldi, da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Rainer tinha seis mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória, com pena de 15 anos, oito meses e 20 dias de prisão por um dos homicídios e também por roubo.

— Ele era um dos mais procurados por nós em todo o Estado e é considerado de alta periculosidade. Ele e os comparsas estavam dormindo quando chegamos. Não houve resistência — ressaltou Raldi.

Rainer era um dos últimos líderes de organização criminosa no bairro Belém Novo que ainda estava em liberdade. Além dos assassinatos e do tráfico, ele responde ainda por associação ao tráfico, roubos, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, entre outros delitos.

Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Armas e munição foram encontradas com o trio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias