Líder de facção investigado por oito homicídios é preso em sítio em Viamão - Polícia

Vers?o mobile

 
 

Investigação16/05/2019 | 21h44Atualizada em 16/05/2019 | 21h44

Líder de facção investigado por oito homicídios é preso em sítio em Viamão

Rainer Ernesto Borges, 35 anos, tinha sete mandados de prisão contra ele e era considerado um dos mais procurados pela polícia gaúcha

Líder de facção investigado por oito homicídios é preso em sítio em Viamão Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Homem foi preso em sítio em Águas Claras na manhã desta quinta-feira Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

Foi preso na manhã desta quinta-feira (16), em Viamão, na Região Metropolitana, um homem que constava na lista dos mais procurados pela polícia gaúcha por ter sete mandados de prisão contra ele devido a oito homicídios e por tráfico de drogas. Rainer Ernesto Borges, 35 anos, estava em um sítio na localidade de Águas Claras, na zona rural da cidade.

Rainer foi preso junto com um irmão e outro comparsa. O trio estava com três armas e munição, além de um veículo.

Leia mais
Ordens para assassinatos no Belém Novo partiriam de dentro do presídio
Chacina deixa quatro mortos em casa no bairro Belém Novo
Disputa pelo tráfico faz homicídios crescerem 62,5% em bairro na zona sul de Porto Alegre

Apontado como líder de uma facção criminosa que atua na zona sul de Porto Alegre, o preso era procurado desde 2012 suspeito de ordenar assassinatos e por comandar a venda de entorpecentes no bairro Belém Novo. Segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve um aumento de 62% nos assassinatos neste bairro entre 2017 e 2018 e, para a polícia, a maior parte dos crimes ocorreu devido à ação do grupo de Rainer.

Conforme a investigação, ele atuava junto com outro irmão, Israel Ernesto Borges, conhecido como "Zóio", preso em fevereiro do ano passado no bairro Restinga, também na Zona Sul.

Segundo o delegado Artur Raldi, da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Rainer tinha seis mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória, com pena de 15 anos, oito meses e 20 dias de prisão por um dos homicídios e também por roubo.

— Ele era um dos mais procurados por nós em todo o Estado e é considerado de alta periculosidade. Ele e os comparsas estavam dormindo quando chegamos. Não houve resistência — ressaltou Raldi.

Rainer era um dos últimos líderes de organização criminosa no bairro Belém Novo que ainda estava em liberdade. Além dos assassinatos e do tráfico, ele responde ainda por associação ao tráfico, roubos, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, entre outros delitos.

 PORTO ALEGRE,RS,BRASIL.2019,05,16.Traficante preso em Viamão,estava foragido com uma extensa ficha criminal,foi preso em um sitio em Viamão,com armas e minução.(RONALDO BERNARDI/AGENCIA RBS).
Armas e munição foram encontradas com o trioFoto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros