Polícia



Crime sexual

Polícia identifica homem que estuprou mulher desacordada e gravou vídeo em Porto Alegre

Caso ocorreu na noite de domingo, quando homem e mulher que retornavam de festa perderam a consciência

29/05/2019 - 21h15min

Atualizada em: 29/05/2019 - 21h17min


Renato Dornelles
Enviar E-mail
Reprodução / Reprodução
Vídeo que circula em redes sociais mostra carro da vítima atravessado em via

O homem que gravou vídeos abusando de uma mulher desacordada, dentro de um carro atravessado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na zona norte de Porto Alegre, no último domingo (26), já foi identificado pela Polícia Civil. A informação foi dada pela delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), no programa Timeline, da Rádio Gaúcha, nesta quarta-feira (29). 

De acordo com a delegada, a mulher, que no vídeo aparece despida, disse em depoimento que havia saído de uma festa, onde sujara o vestido e que, por isso, teria tirado a roupa e se enrolado em um cobertor. O abusador, que responderá por estupro, teria, de acordo com a vítima, tirado a coberta que estava sobre ela. 

 — Há já um suspeito identificado. Mas há a suspeita de envolvimento de mais de uma pessoa, até como podemos perceber em mais de um vídeo.  Recebemos diversos vídeos. Ele responderá com certeza por estupro de vulnerável e o próprio crime do artigo 215 do Código Penal que a divulgação do estupro de vulnerável. A pena é de até 15 anos — disse a delegada, que não divulgou o nome do suspeito porque a investigação ainda está em curso.

Os vídeos gravados pelo próprio abusador circularam em redes sociais. GaúchaZH teve acesso às imagens, que não serão reproduzidas para preservar a vítima. O carro em que estava a vítima aparece atravessado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Além dela, estava o motorista do carro, que a acompanhou na festa — ambos estavam desacordados. O homem que gravou o vídeo então estacionou seu Palio, caminhou até o veículo, abriu a porta do carro e encontrou os dois inconscientes. 

De acordo com o que disse a mulher à Polícia Civil, ela só ficou sabendo dos abusos ao receber os vídeos. No dia, ela e o motorista do carro foram levados a um hospital pela Brigada Militar, que já fez um fez um relatório para a Deam com todo o atendimento desta ocorrência. 

De acordo com Tatiana, não foi verificado acidente envolvendo o automóvel onde estava a dupla. O motorista e a mulher perderam a consciência, possivelmente pelo abuso do uso de álcool. A BM teria sido acionada pelo próprio abusador. Isso teria facilitado sua identificação, e também a de outro homem que aparece nos vídeos. 

— A gente recebe o material e começa a fazer a investigação antes mesmo da vítima comparecer. Como ela compareceu, ela facilitou e muito. Pela ocorrência da Brigada, já tínhamos a identificação deles e também da autoria do primeiro suspeito. Hoje, a difusão do material em redes sociais, num nível que não dá para mensurar, fere extremamente a imagem dessa vítima — diz a delegada.

Outra prova com a qual a polícia conta é material genético do sêmen do abusador, recolhido no veículo. O outro homem, que aparece retirando objetos do carro, poderá responder por furto e omissão de socorro.

Ouça a entrevista da delegada Tatiana Bastos ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias