Polícia



Região Metropolitana

Polícia investiga se fábricas clandestinas de munição abasteciam facção

Dois homens foram presos na segunda-feira (20) em Canoas e Esteio, com 1,5 mil projéteis prontos e 8,5 mil cartuchos para serem preenchidos com pólvora 

21/05/2019 - 22h04min

Atualizada em: 21/05/2019 - 22h04min


Renato Dornelles
Enviar E-mail
Polícia Civil / Divulgação
Material foi apreendido em dois locais diferentes

A Polícia Civil intensifica as investigações para identificar para quem os dois homens presos na segunda-feira (20) em Canoas e Esteio, na Região Metropolitana, produziam munição em fábricas clandestinas. A principal suspeita é de que abasteciam uma facção criminosa.

— O trabalho segue agora para ver quem recebia e por que recebia essa munição — explica o delegado Mario Souza, titular da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM). 

Durante a operação denominada Vulcano, foram apreendidas em duas fábricas um total de 1,5 mil projéteis prontos para uso, cinco quilos de pólvora e 11 armas, entre pistolas e revólveres, e R$ 4 mil em dinheiro. Além disso, os agentes encontraram 8,5 mil cartuchos vazios — que seriam preenchidos com pólvora para depois serem utilizados.

— Tenho convicção de que provocamos uma quebra no fornecimento de munição para a Região Metropolitana — afirma Souza. 

A ação, que contou com a participação de 25 agentes e o uso de oito viaturas, teve como ponto de partida denúncias anônimas. As investigações iniciais foram comandadas pela titular da 2ª Delegacia de Polícia de Sapucaia do Sul, delegada Luciane Bertoletti, que recentemente entrou em licença-maternidade. O delegado de Homicídios de Canoas, Thiago Carrijo, deu sequência ao trabalho.

— As munições estavam sendo produzidas em quantidades acima do permitido pelo Exército e de forma ilegal — explica Carrijo.

Polícia Civil / Divulgação
Mais de 1,5 mil projéteis prontos para uso

Peritos do Exército estiveram nas fábricas clandestinas e confirmaram a ilegalidade no funcionamento.

— Os dois homens presos em flagrante não explicaram a origem das máquinas e tampouco a regulamentação delas — afirma Souza.

Em relação às armas apreendidas, de acordo com a polícia, os dois homens tinham autorização de uso para algumas delas. Contudo, devido à ilegalidade da fabricação, eles foram autuados em flagrante e encaminhados ao sistema prisional. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias