Polícia



Latrocínio na Capital

Imigrantes conseguem cerca de R$ 17 mil para pagar traslado de corpo do senegalês morto durante roubo em Porto Alegre

Babacar Niang, 35 anos, foi assassinado na noite de domingo, no bairro Belém Velho

04/06/2019 - 21h16min

Atualizada em: 04/06/2019 - 21h17min


Lucas Abati
Lucas Abati
Enviar E-mail
Arquivo pessoal / Arquivo Pessoal
Babacar estava desde 2013 no Brasil

Menos de 24 horas após serem informados da morte de um senegalês durante assalto, em Porto Alegre, imigrantes de todo o Brasil se mobilizaram e conseguiram juntar o dinheiro necessário para o traslado do corpo de Babacar Niang, 35 anos, para sua cidade natal, no país africano. O imigrante foi morto no domingo (2), no bairro Belém Velho, enquanto trabalhava como motorista de aplicativo.

Segundo o presidente da associação dos senegaleses de Porto Alegre, Mor Ndiaye, o dinheiro foi obtido com ajuda da comunidade do país africano espalhada por todo o Brasil. O custo de translado está estimado em R$ 17 mil. 

— Infelizmente estamos acostumados com essas situações. Quando alguém falece, a comunidade se mobiliza para levar o corpo o mais rápido possível — lamentou.

Morando em Porto Alegre há 10 anos, o presidente da associação diz que não é a primeira vez que uma situação dessas acontece. Em janeiro de 2017, um outro senegalês foi morto na Praça da Matriz, no centro da Capital, durante assalto. Na época, o mesmo procedimento foi adotado. 

O corpo de Niang ainda está no Departamento Médico-Legal, mas a família espera que a liberação ocorra até a quarta-feira (5). Depois, será levado até a cidade de Watef — distante 150 quilômetros da capital do Senegal, Dacar. 

Investigação

O caso inicialmente foi apurado pelo Departamento de Homicídios. Conforme o diretor da unidade, delegado Eibert Moreira Neto, foi feita uma investigação preliminar e se verificou indícios de crime patrimonial. Assim, o assassinato passou a ser investigado como latrocínio (roubo com morte).

— Ouvimos algumas pessoas e fizemos redistribuição da investigação para a delegacia do bairro.  A vítima não tinha antecedentes. Era um indivíduo estrangeiro, legalmente no Brasil, trabalhando regularmente quando foi morto — detalha o delegado.

O caso agora é investigado pela 19ª Delegacia de Polícia, que começou nesta terça a sua apuração. Segundo o delegado Daniel Ordahi, o carro usado por Niang para trabalhar como motorista de aplicativo foi encontrado no bairro Cascata,  na Zona Sul. O veículo está sendo periciado. 

Na manhã desta terça (4), familiares e cerca de 20 amigos do senegalês que moram em Porto Alegre encontraram-se em frente ao Palácio da Polícia, no bairro Azenha, para buscar informações sobre a investigação.

O que diz a Uber

Com perplexidade e tristeza, a equipe da Uber teve conhecimento de que Babacar Niang foi vítima de um crime terrível. Neste momento, nossos sentimentos de pesar estão com sua família, amigos e colegas. Continuamos tentando entrar em contato com familiares para oferecer apoio e o acionamento do seguro que protege as viagens realizadas com o aplicativo. A Uber está colaborando ativamente com a investigação da Polícia Civil, fornecendo as informações solicitadas, de acordo com a legislação. Esperamos que o crime seja esclarecido rapidamente e que os responsáveis por tirar a vida de Babacar sejam levados à Justiça sem delongas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias