Polícia



Cerco à criminalidade

Mapeamento, rondas e policiamento ostensivo: como a Região Metropolitana diminui a insegurança em paradas de ônibus

Alvorada e Cachoeirinha, por exemplo, criaram operações diárias com patrulhas em locais com maior incidência de assaltos

14/06/2019 - 21h15min

Atualizada em: 26/09/2019 - 17h08min


Renato Dornelles
Enviar E-mail
Lauro Alves / Agencia RBS

Na Região Metropolitana, iniciativas de órgãos municipais e estaduais demonstram a preocupação que assaltos em paradas de ônibus ou dentro dos coletivos têm provocado não só entre usuários e trabalhadores do setor, como entre autoridades e forças policiais.

Alvorada foi uma das cidades a adotarem medidas. O município que, de acordo com dados do IBGE, tem 195,67 mil habitantes e, destes, 55,76 mil (28%) se deslocam diariamente para Porto Alegre, se mobiliza para evitar assaltos em pontos. Para combater este tipo de crime, recentemente, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana lançou a Operação Alvorecer.

A primeira medida foi mapear as paradas de ônibus com mais altos índices de roubos. A partir do levantamento, a Guarda Municipal passou a realizar rondas no início das manhãs.

— Estavam ocorrendo muitos assaltos nas paradas. Há uns 60 dias, começamos com experimentos e depois estendemos para a cidade toda, com as viaturas percorrendo, aleatoriamente, os pontos de espera, entre 5h e 7h. Além disso, agentes ficam posicionados em alguns locais — explica o secretário de mobilidade urbana Sergio Coutinho.

Roubos em ônibus

Inspirada na experiência de Alvorada, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade de Cachoeirinha lançou, neste mês, a Operação Trabalhador, cujo objetivo é proporcionar mais segurança aos moradores que se deslocam entre as 4h e as 7h, com foco em pedestres e passageiros de ônibus. 

De acordo com a prefeitura, a Guarda Municipal realiza rondas preventivas nas rotas e nas paradas de ônibus. No mesmo município, a Brigada Militar adotou estratégias de policiamento preventivo, com objetivo semelhante.

— Temos realizado abordagens em pontos fixos (barreiras) ou no trajeto dos ônibus — explica o major Eduardo Ramos, comandante do 26º BPM. 

Outra medida da BM foi a criação de grupos de WhatsApp com fiscais, motoristas,  cobradores e gestores das duas empresas de ônibus que operam na cidade. Por esse canal, é comunicada a presença de suspeitos nos coletivos.

— Reduzimos a praticamente zero o número de assaltos em ônibus — comemora o oficial.

Só neste ano, o Departamento de Polícia Metropolitana prendeu 49 pessoas por roubo a pedestre. Esse dado não inclui os apresentados pela Brigada Militar.

Em caso de assalto:

  • A indicação, de maneira geral, é não reagir. 
  • Diante de um criminoso armado, não tente correr. 
  • Evite movimentos bruscos, que possam ser entendidos pelo assaltante como uma reação. Avise antes de realizar algum movimento.

Fonte: Polícia Civil 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias