Apesar de transferência de local, 12 viaturas da BM ainda abrigam presos em Porto Alegre - Polícia

Vers?o mobile

 
 

Sistema prisional15/07/2019 | 21h55Atualizada em 15/07/2019 | 21h55

Apesar de transferência de local, 12 viaturas da BM ainda abrigam presos em Porto Alegre

Veículos foram levados para terreno do Instituto Psiquiátrico Forense (IPV), na Avenida Bento Gonçalves, e seguem afastados do patrulhamento diário

Apesar de transferência de local, 12 viaturas da BM ainda abrigam presos em Porto Alegre Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
12 viaturas realizavam custódia de 21 presos na tarde desta segunda-feira (15). Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A transferência de presos da frente de delegacias de pronto atendimento da Capital para um terreno do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) não modifica a situação envolvendo viaturas da Brigada Militar que estão paradas, impossibilitadas de fazer patrulhamento. Utilizados para manter os detentos algemados até que surjam vagas no sistema prisional, aos menos 12 carros e um micro-ônibus permaneciam estacionados em uma área coberta, ao lado do prédio do IPF, na tarde desta segunda-feira (15), conforme apurou a reportagem. 

Leia mais
Viaturas, banheiros químicos e PMs: o espaço improvisado para presos que aguardam vagas em cadeias
Estado transfere presos em viaturas para centro de triagem improvisado
Sem resolver problemas de vagas, Estado transforma a calçada de uma quadra em "prisão" na Capital

Por volta das 15h, 21 presos estavam no local. Eles têm acesso a três banheiros químicos — diferentemente do que ocorria na área externa das delegacias, onde presos foram vistos urinando em garrafas plásticas.

Na madrugada de sábado (13), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou com uma ação na Sexta Câmara do Tribunal de Justiça (TJ) pedindo autorização para custodiar os presos no terreno do IPF, mas fez a transferência antes de receber a resposta. 

De acordo com o Tribunal de Justiça, o processo foi recebido pelo desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório. O magistrado abriu vista para a Defensoria Pública se manifestar.  

Com a transferência dos presos ao IPF, que fica na Avenida Bento Gonçalves, na zona leste, tanto a 2ª DPPA, no Palácio da Polícia, quanto a 3ª DPPA, na zona norte, permanecem apenas com presos em celas e não mais em viaturas.  

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros