Polícia



Sistema prisional

Apesar de transferência de local, 12 viaturas da BM ainda abrigam presos em Porto Alegre

Veículos foram levados para terreno do Instituto Psiquiátrico Forense (IPV), na Avenida Bento Gonçalves, e seguem afastados do patrulhamento diário

15/07/2019 - 21h55min


Felipe Daroit
Felipe Daroit
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
12 viaturas realizavam custódia de 21 presos na tarde desta segunda-feira (15).

A transferência de presos da frente de delegacias de pronto atendimento da Capital para um terreno do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) não modifica a situação envolvendo viaturas da Brigada Militar que estão paradas, impossibilitadas de fazer patrulhamento. Utilizados para manter os detentos algemados até que surjam vagas no sistema prisional, aos menos 12 carros e um micro-ônibus permaneciam estacionados em uma área coberta, ao lado do prédio do IPF, na tarde desta segunda-feira (15), conforme apurou a reportagem. 

Por volta das 15h, 21 presos estavam no local. Eles têm acesso a três banheiros químicos — diferentemente do que ocorria na área externa das delegacias, onde presos foram vistos urinando em garrafas plásticas.

Na madrugada de sábado (13), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou com uma ação na Sexta Câmara do Tribunal de Justiça (TJ) pedindo autorização para custodiar os presos no terreno do IPF, mas fez a transferência antes de receber a resposta. 

De acordo com o Tribunal de Justiça, o processo foi recebido pelo desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório. O magistrado abriu vista para a Defensoria Pública se manifestar.  

Com a transferência dos presos ao IPF, que fica na Avenida Bento Gonçalves, na zona leste, tanto a 2ª DPPA, no Palácio da Polícia, quanto a 3ª DPPA, na zona norte, permanecem apenas com presos em celas e não mais em viaturas.  

Últimas Notícias