Polícia



 Tiroteio

Investigação aponta que homem morto em confronto com a BM é um dos líderes do tráfico em Porto Alegre

Após ação da Brigada Militar no bairro Cascata, na Zona Sul, dois homens foram baleados e morreram

23/07/2019 - 07h30min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Brigada Militar / Divulgação
Diversas viaturas da BM foram deslocadas para região

Um dos dois homens mortos em ação da Brigada Militar (BM) no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre, na tarde de domingo (21), era investigado pela Polícia Civil como líder da quadrilha que comanda o tráfico na região. É Roger Rafael Osório, conhecido como Boca, 27 anos, com condenação por tráfico de drogas

Além do processo em que foi considerado culpado, ele ainda era réu em outros cinco pelo mesmo crime e ainda respondia por uma tentativa de homicídio, segundo o Tribunal de Justiça. O homem estava em liberdade condicional. 

De acordo com o Departamento de Homicídios, o traficante tornou-se o líder do mercado da droga na região devido a sua aproximação com Leonardo Ramos de Souza, o Peixe, um dos apenados gaúchos levados para penitenciárias federais na Operação Pulso Firme, que retirou do Estado 27 chefes do crime organizado, considerados de alta periculosidade, em julho de 2017. A investigação apontava que Osório seria o "braço direito" de Peixe.

O outro homem morto na ação é Tiago D’Ávila de Lima, 30 anos. Os policiais civis acreditam que ele trabalhava como segurança de Osório. Lima responde a três processos por homicídio e um por tentativa de homicídio, ainda conforme o TJ. Ele recebeu liberdade do sistema prisional em fevereiro deste ano. 

De acordo com o responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, coronel Rodrigo Mohr Piccon, os agentes foram até o local após uma denúncia que informava sobre dois criminosos armados trafegando em uma Duster prata. Uma viatura foi enviada e, segundo a BM, recebida a tiros ainda antes da abordagem. Os PMs revidaram, matando a dupla

Dentro do carro onde os dois homens foram mortos por soldados, a BM localizou um fuzil 556 e munição deflagrada. Um outro carro com quatro criminosos, que também teriam atirado contra a polícia, deixou o local em alta velocidade e não foi localizado. O fato ocorreu por volta das 16h30min.

O delegado Eibert Moreira Neto, diretor de investigações do Departamento de Homicídios, diz que a operação está sendo investigada, mas não há indícios de irregularidades. 

— A apreensão do fuzil e dos estojos de munição deflagrados demonstram, aparentemente, a legitimidade da ação — declarou.

BM reforça policiamento

O comandante da BM em Porto Alegre informou que houve reforço no policiamento no bairro em razão da morte da dupla. Viaturas do 1º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Choque foram enviadas ainda no domingo (21) e devem circular pelo bairro até o final da semana. 

O envio de tropas está relacionado a um protesto ocorrido ainda na noite de domingo, após a morte da dupla. Manifestantes incendiaram pneus e impediram a circulação de veículos na Avenida Oscar Pereira. Ônibus que fazem as rotas pelo bairro foram retirados de circulação entre a noite de domingo e a manhã desta segunda, mas já voltaram a funcionar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias