Polícia



Recomeço

Com pedido de "menos violência", escola de Charqueadas que foi alvo de ataque retoma aulas

Estudantes dedicarão a segunda-feira a atividades como confecção de cartazes e refeição compartilhada

27/08/2019 - 08h11min


Tiago Boff
Tiago Boff
Enviar E-mail
Tiago Boff / Agencia RBS
Faixa foi presa em janela do prédio

Em vez de canetas, lápis de cor. Substituindo cadernos, folhas de cartolina. As primeiras atividades do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas, são dedicadas à confecção de cartazes que expressam o sentimento dos alunos após o ataque de quarta-feira (21). Desde as 7h15min desta segunda-feira (26), crianças e adolescentes são recebidas na instituição. 

— Espero que nada disso aconteça de novo na minha escola — conta um estudante de nove anos, acompanhado dos pais, carregando duas bandejas de doces para a refeição compartilhada que ocorrerá no horário do recreio.

Na recepção, a diretora Ana Cristina Flores de Paula abraça cada um dos seus “filhos de coração”. Após um longo beijo, pede ajuda:

— Coragem, força e fé. Preciso muito do apoio de vocês. Vocês vão nos dar muita força hoje.

Em frente à escola, uma faixa foi pendurada com os dizeres “Crescer é fazer de todo obstáculo um recomeço! Sejam bem-vindos. Mais amor, menos violência”. A sala de aula número 10 — que um dia após ao ataque ainda tinha rastro do extintor de incêndio, vidros quebrados e materiais escolares abandonados — hoje está limpa e receberá um grupo do Ensino Médio. Eles deverão escrever recados a turma que foi alvo na quarta-feira.

Mãe de um dos alunos, Roberta Moraes diz ainda estar apreensiva, mas ressalta o trabalho dos professores.

— A gente fica preocupado. Naquele dia, foi bem difícil saber que invadiram nossa escola. Mas a escola sabe trabalhar bem isso — salienta.

O professor Juliano Mantovani, que retirou a machadinha da mão do ex-aluno de 17 anos que feriu outros três, se diz mais tranquilo:

(Estou) esperançoso de que a retomada seja a melhor possível com os alunos. Com amor e alegria, como sempre trabalhamos.

Cerca de 15 psicólogos voluntários irão acompanhar os estudantes, além de profissionais da prefeitura e do Estado. A mesma atividade está prevista para a tarde, de acordo com a diretora do Programa de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), Patrícia Sanchotene.

Professor é homenageado

Durante ato religioso que precedeu o reinício das aulas, Mantovani foi o mais aplaudido. Mas o educador preferiu compartilhar os méritos:

— Vocês são heróis. Vocês, que são alunos gentis, educados. O herói só acontece quando a circunstância aparece. E para vocês ela aparece todo dia. — disse, com microfone em mãos, em frente aos alunos do turno da manhã.

A reunião dos alunos no pátio do colégio teve início pouco antes das 9h e durou 30 minutos, com discursos em meio a orações.

Tiago Boff / Agência RBS
Juliano Mantovani (à frente) retirou machadinha da mão de adolescente no dia do ataque



MAIS SOBRE

Últimas Notícias