Polícia



17 meses depois

MP denuncia policial militar por executar suspeito rendido e desarmado em condomínio de Porto Alegre

Lucas Soares Silva, 21 anos, foi morto com cinco tiros, em março de 2018, em conjunto residencial na Avenida Princesa Isabel

27/08/2019 - 22h00min


Vitor Rosa
Vitor Rosa
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
No dia do crime, em março de 2018, jovem foi morto e moradores fizeram protesto na Capital

Após um ano e cinco meses, o Ministério Público denunciou nesta terça-feira (27) o policial militar Ângelo Copolla Junior por  homicídio duplamente qualificado. Segundo o MP, Lucas Soares Silva, 21 anos, foi assassinado pelo PM em 24 de março de 2018, no Condomínio Princesa Isabel, em Porto Alegre. Para a Promotoria, o brigadiano atirou cinco vezes com uma submetralhadora contra o jovem desarmado e já rendido. O rapaz era suspeito de roubar uma fruteira no bairro Santana horas antes de ser morto.

Na denúncia, a Promotoria entende que o homicídio foi praticado mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, pois o denunciado "atirou contra a vítima mesmo após ela já estar rendida, desarmada e deitada no chão", reduzindo qualquer possibilidade de reação ou defesa. Ainda segundo a denúncia — que não está sob sigilo da Justiça —, o crime foi cometido por motivo torpe, já que o policial "deu vazão a sentimento pessoal de ódio a partir da presunção que expressou quanto ao envolvimento da vítima com a criminalidade".

Testemunhas ouvidas pelo MP declararam que Coppolla disse, após abrir fogo, que Silva “era um vagabundo e que não gostava de ninguém do condomínio”. Ferido pelos cinco tiros, o suspeito foi colocado na viatura e levado pelos demais PMs para atendimento no Hospital de Pronto Socorro, onde foi confirmado o óbito.

Ainda conforme a denúncia, o PM estava no condomínio após ser chamado em razão de um roubo em uma fruteira. Na ocasião, quatro homens renderam o balconista, exigiram dinheiro, pacotes de cigarros, fardos de cerveja, caixas de chocolates, documentos e dois celulares. No documento, entregue nesta terça-feira (27) ao Judiciário, o MP também apresentou denúncia contra os autores do roubo — afirmando que a vítima do assassinato, Silva, havia cometido o crime antes.

À época dos fatos, o tenente-coronel Alexandre Brite, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, informou que os policiais teriam sido recebidos a tiros e pediram reforço da corporação. Os moradores reagiram às declarações com protesto que bloqueou a Avenida Bento Gonçalves.

As pessoas que vivem no condomínio disseram na ocasião que, na sacada, havia crianças e moradores no pátio, quando a polícia entrou no local rendendo Silva. Os relatos se assemelhavam com a denúncia do MP: "depois de o jovem estar com os braços acima da cabeça, os agentes atiraram, e após, teriam levado arrastado para um porta-malas".

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Lucas Soares Silva, 21 anos, morto em ação da BM

O inquérito policial militar (IPM), feito pelo 1º BPM, entendeu que os policiais agiram de maneira correta. O comando da unidade concluiu que os agentes agiram no estrito dever legal, em legítima defesa própria e de terceiros, já que Silva estaria com um revólver.

A reportagem entrou em contato com a Corregedoria da Brigada Militar e com a defesa de Coppolla. O atual comandante do 1ºBPM, Leandro da Luz, declarou que o policial foi encaminhado para o Grupamento de Supervisão de Vigilâncias e Guardas após problemas internos.

Segundo o subcorregedor da BM, tenente-coronel Cleberson Bastianello, com o oferecimento da denúncia um novo procedimento interno pode ser aberto contra Coppolla e resultar até em sua expulsão do servidor. Isso só ocorrerá após a corporação ser notificada pelo MP, o que ainda não ocorreu. Para o oficial, a denúncia não muda o entendimento da apuração interna do 1º BPM, que inocentou os policiais.


Mãe de jovem procurou secretário da Segurança

Após a morte de Silva, a mãe do rapaz, Cíntia Soares, mudou a vida para tentar responsabilizar o policial. Ela teve uma reunião com o secretário da Segurança Pública à época, Cezar Schirmer, denunciando a ação. Ela declara que acredita na inocência do seu filho.

— Fiquei um ano atrás de provas, testemunhas, para incriminar o policial militar que se dizia inocente perante um processo. Mentiu em uma ocorrência, alegando que teve perseguição e troca de tiros. Isso não aconteceu. Provei um assassinato brutal contra meu filho e vou provar que meu filho é inocente — afirma Cíntia.

A mãe ainda contesta a forma com que seu filho foi reconhecido como autor do crime, já que não havia câmeras na fruteira.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias