Polícia



Estava à paisana

Policial que matou ladrão em Porto Alegre começou a atuar na BM nesta segunda-feira

Soldado faz parte da turma de 1.965 PMs que se formaram recentemente no Estado

20/08/2019 - 09h03min


Ana Müller
Enviar E-mail
Isadora Neumann / Agencia RBS
Policial militar atirou em assaltante na Rua Doutor Affonso Sanmartin por volta das 9h30min desta segunda-feira

Antes mesmo de começar a trabalhar como policial militar, um soldado recém-formado teve de dar seu primeiro disparo com a arma que recebeu para fazer o policiamento. O PM, que não teve o nome divulgado, reagiu a um assalto no bairro Jardim do Salso, na zona leste de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (19) e matou um dos dois ladrões que o abordaram — o criminoso ainda não foi identificado. 

Horas depois de reagir ao assalto, o novo PM se apresentou no batalhão no qual atuará em Porto Alegre, como todos aqueles recém-formados que ficarão lotados na área do Comando de Policiamento da Capital. Nesta terça-feira (20), será o primeiro dia em que o soldado fará patrulhamento nas ruas. 

A arma usada pelo policial para atingir o criminoso e impedir o assalto é a que recebeu após a formatura, conforme apurado pelo delegado Guilherme Gerhardt, titular da 1º Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável pela investigação. Os recém-formados ganharam uma pistola e um colete balístico, antes mesmo de se apresentar nos seus batalhões. 

Para a Polícia Civil, trata-se de um caso de legítima defesa. A Brigada Militar abrirá um inquérito policial para apurar o caso. 

— Por tudo que levantei no local, tudo indica que o PM agiu em legítima defesa — explica o delegado. 

De acordo com a investigação, o PM estava em um Polo, estacionado na Rua Doutor Affonso Sanmartin por volta das 9h30min. Ele e um amigo — que era o dono do veículo — conversavam dentro do carro quando foram surpreendidos por dois ladrões. "Fica quieto que é um assalto", teria dito um dos criminosos aos dois ocupantes do Polo, conforme relatado por eles ao delegado.  

O soldado reagiu, sacou a pistola e deu dois tiros no abdômen de um dos ladrões. O atendimento médico chegou a ser acionado, mas o homem acabou morrendo no local. Com o ladrão, foi apreendido o simulacro de uma arma. O comparsa dele conseguiu fugir. 

Imagens de câmeras de segurança serão analisadas pelos policiais da 1ª DHPP, e pessoas que presenciaram a ação serão ouvidas nos próximos dias. A área foi isolada para a chegada do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil.

Segunda tentativa em dois dias

Na noite de sábado (17), um sargento da BM baleou dois criminosos em uma parada de ônibus no bairro Partenon, também na Zona Leste. Eles estavam em uma moto e teriam tentado assaltar uma pessoa que aguardava um coletivo, na Avenida Salvador França com a Avenida Ipiranga.

O policial, que estava de folga, teria percebido a ação e reagido. Os dois homens tinham antecedentes policiais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias