Governo lançará calendário de convocação de concursados da Segurança até o final de setembro, diz Ranolfo - Polícia

Vers?o mobile

 
 

Serviço público13/09/2019 | 21h55

Governo lançará calendário de convocação de concursados da Segurança até o final de setembro, diz Ranolfo

Segundo vice-governador e secretário da Segurança do RS, crise fiscal e financeira contribui para freio nos chamamentos

GaúchaZH
GaúchaZH

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta sexta-feira ( 13), o vice-governador do Estado e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, afirmou que um cronograma com previsão de chamamento de aprovados em concurso público será divulgado até o final do mês de setembro. O calendário é preparado em conjunto com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Planejamento e Secretaria da Fazenda. 

Leia mais
Mesmo com ao menos cinco PMs por município, BM não garante policiamento 24 horas em todas as cidades
Municípios do RS terão pelo menos cinco policiais militares, garante governo

— É do conhecimento público que o salário do mês de agosto nós vamos concluir em meados de outubro. Nós passamos por uma grave crise fiscal e financeira no Estado, então para chamar novos servidores temos que fazer com muita responsabilidade — ponderou Ranolfo. 

Não  há "na ótica" do governo, no entanto, previsão para realização de novos concursos. Segundo o secretário, como ainda constam seleções para diversas áreas da segurança pública dentro da validade, não há como dar inicio a novos certames. 

Desde o final de julho, 2 mil novos soldados da Brigada Militar aprovados em concurso foram distribuídos em todo o Rio Grande do Sul. O ingresso dos novos militares fez com que todos os 497 municípios gaúchos passassem a ter ao menos cinco policiais. 

Novas vagas no sistema prisional

Ao comentar a tendência de queda verificada nos últimos meses nos números da criminalidade, segundo dados divulgados pela SSP, Ranolfo adiantou a promoção de vagas no sistema prisional nos próximos dias. Segundo ele, serão disponibilizadas 288 vagas na Penitenciária de Canoas (Pecan 2), na Região Metropolitana, após o incêndio na casa prisional

— Temos um déficit de 17 mil (vagas). Não se tem como de um dia para o outro gerar isso. Vamos inaugurar em breve a Penitenciária de Sapucaia, está 93% pronta. Na semana que vem, uma reforma na Pecan de Canoas vai nos dar mais 288 vagas. Então, a curto prazo estaríamos gerando 888 vagas — avaliou o secretário.

Ouça a entrevista completa


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros