Polícia



Tecnologia contra o crime

Polícia Civil do RS recebe equipamento com sete câmeras que identificam carros levados por ladrões

Delegacia de Santa Cruz do Sul foi a primeira no Estado a contar com a viatura

25/09/2019 - 13h46min

Atualizada em: 25/09/2019 - 13h59min


Leticia Mendes

Imagine uma viatura que consegue identificar veículos levados por criminosos e alertar policiais. Esta tecnologia é realidade em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A Polícia Civil do município é a primeira no Estado a receber o Autopatrol, equipamento desenvolvido por uma empresa da região. Instalado no alto da Ranger XLT, o aparelho conta com câmeras que identificam placas para fazer uma espécie de "caça" aos automóveis furtados ou roubados (veja como funciona em infográfico abaixo).

O sistema foi implantado em uma viatura da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Entre janeiro e agosto, Santa Cruz do Sul teve 296 furtos de veículos e foi a sexta com maior incidência neste tipo de crime no Estado.

A maioria, segundo a polícia, na modalidade de "sequestro", na qual ladrões realizam o furto e exigem pagamento para devolver. Esse é um dos crimes dos quais a polícia espera utilizar a nova viatura.

— Também nos permite monitorar locais durante as investigações e depois analisar as imagens. Além disso, toda a ação policial com essa viatura fica gravada — diz o delegado da Draco, Marcelo Chiara Teixeira.

Em teste acompanhado pela reportagem, no período de 15 minutos, aparelho conferiu as placas de 413 veículos em Porto Alegre. Todos estavam em situação regular. Estacionada em frente ao Palácio da Polícia, na tarde de segunda-feira (23), a picape fez curiosos se aproximarem para espiar o equipamento.

O coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Kopp Tecnologia, Leandro Lottermann explica que o aparelho começou a ser desenvolvido há um ano e meio. O equipamento foi cedido à polícia, mas também é comercializado pela empresa.

— Temos um termo de colaboração. Eles usam e nos dão retorno do funcionamento. Alguma sugestão de melhoria, por exemplo — esclarece.


Chefia espera ampliar uso

Jefferson Botega / Agencia RBS
Câmeras

Chefe da Polícia Civil no RS, a delegada Nadine Anflor considera a parceria estabelecida com a empresa como forma de aprimorar o equipamento, importante para que o aparelho atenda às necessidades práticas da polícia.

— O que queremos é uma polícia cada vez mais bem equipada. Por vezes, como quem está na ponta não é ouvido, a tecnologia não atende exatamente o que a gente precisa. Essa integração é fundamental — afirma.

A delegada projeta como objetivo estabelecer novas parcerias para que a tecnologia seja empregada nas 33 regiões policiais:

— É um equipamento que requer investimento alto. Mas é esse padrão que queremos alcançar. Esse nível de polícia e de segurança cada vez mais tecnológica. Por isso, temos buscado parcerias e defendido junto aos deputados emendas para ir equipando aos poucos. Não precisa ter uma viatura dessa por município, mas podemos buscar uma por região.


Fiscalização

Além de identificar veículos roubados, o Autopatrol é capaz de verificar se o automóvel está com documentação irregular, como licenciamento vencido. A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul e o Grupo Rodoviário da corporação também receberam o equipamento. Em Vacaria, na Serra, a Guarda Municipal investiu R$ 47 mil para ter o aparelho.


Em 2019

No RS:
8,7 mil veículos furtados
7,8 mil veículos roubados

Em Santa Cruz do Sul:
296 veículos furtados
17 veículos roubados

Fonte: dados da SSP-RS de janeiro a agosto


MAIS SOBRE

Últimas Notícias