Polícia



Indicadores da violência

Homicídios, feminicídios e roubo de veículos têm queda no Rio Grande do Sul

Casos de latrocínio apresentam estabilidade, com quatro vítimas em setembro de cada ano

10/10/2019 - 21h51min

Atualizada em: 10/10/2019 - 22h13min


Leticia Mendes
RBS TV / Reprodução
Idoso assassinado em 26 de setembro é uma das 126 vítimas de homicídios no mês

Os números da violência no Rio Grande do Sul seguem em queda. Indicadores divulgados na tarde desta quinta-feira (10), no Palácio Piratini, mostram que homicídios, feminicídios e roubos de veículo estão entre os dados que apresentam redução quando comparado o mês de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram 126 homicídios nos 30 dias de setembro deste ano contra 193 no mesmo período de 2018 — redução de 34,7%. Trata-se do mês de setembro menos violento, se levado em conta os homicídios, desde 2009. Naquele ano, foram 111 vítimas.  

As mortes de mulheres por questões de gênero, os feminicídios, têm diminuição de 41,6%, com sete vítimas neste ano contra 12 em setembro de 2018. Os assaltos a motoristas, tratados como roubo de veículo pela SSP, apresentam diminuição de 32,1%, caindo de 1.203 casos para 816 ocorrências.

Os casos de latrocínios têm estabilidade, com quatro vítimas em setembro de cada ano. Em Porto Alegre, não houve nenhum roubo com morte em setembro deste ano. 

O vice-governador do Estado e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior destacou o fato de que neste o RS teve 458 vítimas a menos de homicídio do que no ano passado, no acumulado de janeiro a setembro. 

— Da mesma forma, foram 3.904 veículos a menos roubados em comparativo entre os nove meses deste ano com o mesmo período do ano passado. Muitas vezes, é um potencial latrocínio. Então, quando se evita esses roubos, podemos estar impedindo também a possível pratica do latrocínio — explicou Ranolfo. 

Para o vice-governador, os números positivos demonstra que a estratégia de focar em 18 municípios contemplados pelo RS seguro vem dando resultados.

O governador do Estado, Eduardo Leite, também citou o RS Seguro. Segundo ele, os 18 municípios integrantes do programa, viabilizaram a redução de 33% nos roubos de veículos, por exemplo.

— Os dados que nós temos o compromisso de divulgar mensalmente comprovam a estratégia acertada do governo — afirmou Leite. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias