Polícia



Vale do Sinos

Ladrões furtam 10 toneladas de ração do canil de São Leopoldo e abandonam dois animais

Além do alimento, que custou cerca de R$ 40 mil ao município, os criminosos levaram para o local dois cães doentes e machucados

02/10/2019 - 22h39min

Atualizada em: 02/10/2019 - 22h39min


GZH
GZH
Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo
Sacos de ração deixados durarão 15 dias, segundo a prefeitura

Um crime peculiar chamou a atenção da comunidade de São Leopoldo na manhã desta quarta-feira (2). Durante a madrugada, cerca de 10 toneladas de ração para cachorros foram furtadas do canil municipal, localizado na Estrada do Socorro, no bairro Arroio da Manteiga. O alimento custou cerca de R$ 40 mil ao município. Os criminosos ainda deixaram dois cachorros doentes e machucados, que não estavam no canil, no local.

Segundo a prefeitura de São Leopoldo, os ladrões romperam a corrente em que estava cadeado o portão e entraram no canil. Depois disso, desligaram o alarme, arrombaram a porta da sala onde a ração estava armazenada e carregaram um caminhão com os sacos.

Outros objetos do local não foram levados. Não havia ninguém no momento do crime. O prefeito Ary Vanazzi informou que já há indícios do veículo utilizado no furto.

— Há pistas sobre o caminhão, sobre os horários. Eles ficaram horas no local. É a primeira vez que isso acontece, um furto com essa envergadura — afirma o prefeito.

O alimento estava disposto em 400 sacos de 25 quilos e era produzido especialmente para uso dos cerca de 400 animais do canil municipal.

O estoque garantiria alimentação dos cães por cerca de cinco meses. Os ladrões deixaram uma pequena parte do total armazenado na sala especial. Conforme o chefe do Executivo, a quantidade que restou servirá somente para cerca de 15 dias de alimentação aos animais.

Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo
Corrente do portão de acesso ao canil foi cortada

— Repassamos o caso à Polícia Civil, que já instaurou procedimento, e já chamamos a perícia. Tivemos muitos ataques, arrombamentos e vandalismos nos últimos dias. Além disso, estamos concluindo a instalação de alarmes. Até novembro, todos os prédios públicos terão alarme para tentar impedir esses crimes — explica o secretário de Segurança Pública do Município, Carlos Santana.

Segundo Santana, o alarme que estava no local é de um sistema contratado junto a uma empresa privada, o qual foi rompido. O dispositivos de segurança — como alarmes — que o município está instalando são interligados com a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal, e ainda não estavam funcionando no canil. A investigação sobre o caso é feita pela 2ª Delegacia da Polícia Civil de São Leopoldo.

— Tivemos conhecimento no final da manhã, imediatamente uma viatura e o Instituto-Geral de Perícias foram até o local para coletar informações. A investigação está em curso. No entanto, não vamos divulgar nenhuma informação no momento para não atrapalhar a apuração — afirma o titular da 2ª DP, delegado Rodrigo Zucco.


Ação planejada

A marca de ração não está disponível no mercado — é exclusiva da prefeitura. A administração municipal não prevê reposição do estoque, devido à falta de recursos, agravada com a sequência de furtos, arrombamentos e vandalismo que afetam serviços nas últimas semanas. Para Vanazzi, o furto foi planejado.

Thales Ferreira / Prefeitura de São Leopoldo
Dois cães foram deixados pelos criminosos

— Não foi isolado. É algo pensado. Eles deixaram ração somente para 15 dias. Agora vamos tentar fazer uma campanha de doação, porque não temos recursos para comprar de novo. É muito difícil repor esse valor em espaço curto de tempo, principalmente nessa situação financeira que estamos enfrentando — explica o prefeito.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias