Polícia



Transporte coletivo

Porto Alegre tem o menor índice de roubos a ônibus dos últimos 15 anos

Com dados de órgãos de segurança, ATP projeta 235 casos até o final de 2019

29/10/2019 - 19h02min


Cid Martins
Enviar E-mail
Cid Martins / Agência RBS
Delegado Daniel Mendelski, titular da Delegacia de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), apresentou dados

A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) divulgou na manhã desta terça-feira (29) que Porto Alegre tem neste ano o menor índice de roubo a ônibus nos últimos 15 anos. Com dados das órgãos de segurança do Estado, a Capital teve 171 assaltos a coletivos até setembro, e a projeção é de que o número chegue a 235 até o final do ano. Em 2007, por exemplo, auge da série histórica, foram 1.737 casos.

Em relação aos nove primeiros meses de 2018, a redução até aqui em 2019 é de 39%. Foram 171 assaltos de janeiro a setembro deste ano contra 280 no mesmo período de 2018.
Os dados são do Fórum Transporte Seguro, criado há 10 anos e integrado por órgãos do Estado, da prefeitura, empresas de transporte coletivo e entidades de classe. O delegado Daniel Mendelski, titular da Delegacia de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo (DRTC), diz que o trabalho integrado, o uso de tecnologia e o apoio dos passageiros foram fundamentais, resultando em quase 300 prisões em três anos e meio, sendo 60 somente desde janeiro de 2019.

— Os crimes são sazonais e não têm uma região específica, já que os roubos ocorrem em vários pontos da Capital, dependendo da região em que uma quadrilha resolve escolher para atuar — diz Mendelski.

Segundo o delegado, contando os roubos a ônibus e também a lotações, a redução até setembro deste ano é de 61,29% em relação ao mesmo período de 2016, quando foi criada uma força-tarefa para combater este tipo de crime.

A ATP informa que, somente em ônibus, são transportados 18 milhões de passageiros por mês. A associação cita como fatores que contribuíram para a redução dos índices desde 2007 a bilhetagem eletrônica, a aproximação das posições de motorista e cobrador dentro dos coletivos, o embarque pela porta dianteira, a instalação de GPS e câmeras de segurança em toda a frota e terminais.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias