Polícia prende suspeito de matar homem que teve o corpo encontrado em estacionamento de hospital em Porto Alegre - Polícia

Vers?o mobile

 
 

Investigação09/01/2020 | 09h12

Polícia prende suspeito de matar homem que teve o corpo encontrado em estacionamento de hospital em Porto Alegre

Preso já havia se apresentado em delegacia um dia após cadáver ser localizado. Ele entregou arma e alega legítima defesa

Polícia prende suspeito de matar homem que teve o corpo encontrado em estacionamento de hospital em Porto Alegre Robinson Estrásulas / Agência RBS/Agência RBS
Local onde corpo foi encontrado na tarde de sexta-feira Foto: Robinson Estrásulas / Agência RBS / Agência RBS
Leticia Mendes

A Polícia Civil prendeu na noite desta terça-feira (7), no Campo da Tuca, na zona leste de Porto Alegre, um suspeito de envolvimento na morte de Andrew Fagundes dos Santos, 25 anos. O jovem teve o corpo encontrado dentro de um carro no estacionamento do Hospital São Lucas da PUCRS na sexta-feira (3). Preso de forma temporária, ele alega que o crime ocorreu durante uma briga com a vítima.  

No sábado (4), um dia após o corpo de Santos ser encontrado dentro de um Fiesta roubado, este mesmo homem já havia se apresentado à polícia. Ele confessou a morte e entregou aos agentes um revólver de calibre 38, que diz ter sido usado no crime. O homem, também morador do Campo da Tuca, relatou que o crime aconteceu um dia antes do corpo ser encontrado.

— Ele alega legítima defesa. Diz que os dois estavam em um beco usando drogas. A vítima estaria, segundo a versão dele, armada. Ele conta que os dois brigaram e que tomou a arma da vítima e atirou. Mas encontramos algumas contradições no depoimento dele. Por isso, a prisão agora. Vamos ouvi-lo novamente e averiguar se procede ou não essa versão — explica o delegado Guilherme Gerhardt, da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Arma entregue por suspeito de morte de homem encontrado morto em estacionamento do hospital São Lucas. Andrew Fagundes dos Santos, 25 anos, foi morto com um tiro no abdômen. Revólver foi entregue por preso, que confessou crime. Campo da Tuca.<!-- NICAID(14380482) -->
O revólver de calibre 38 entregue pelo preso Foto: Polícia Civil / Divulgação

Conforme o policial, o jovem morto também era morador do Campo da Tuca e usuário de drogas. No entanto, não há relatos de que ele costumasse andar armado. Além disso, segundo o delegado, o preso alegou que pediu socorro, logo após atingir a vítima com um tiro no abdômen.

— Ele diz que uma pessoa estaria passando em um carro e ele pediu ajuda. Mas a descrição que ele dá é diferente do homem que aparece em imagens que obtivemos — afirma o delegado.

Nesses vídeos, ainda conforme Gerhardt, um homem aparece saindo do Fiesta, já dentro do estacionamento do hospital. Logo depois, ele retira os tênis da vítima e deixa o local. A polícia ainda tenta identificar quem é esse homem. O veículo usado para levar Santos até o estacionamento havia sido roubado no dia 31 de dezembro no bairro Cidade Baixa.  

A polícia prendeu o suspeito na noite desta terça-feira (7), por volta das 20h, em frente à residência dele no Campo da Tuca. A arma entregue pelo preso será periciada para confronto balístico com um projétil retirado do corpo. A necropsia também irá apontar se a vítima teve mais algum ferimento, além do disparo.

Mãe avisada

O jovem teria sido atingido  por volta das 21h da quinta-feira (2), no Campo da Tuca, e levado até o estacionamento do Hospital São Lucas, onde o veículo ingressou por volta das 23h. No dia seguinte, segundo o delegado Gerhardt, a mãe de Santos foi avisada de que o filho teria sido baleado. A mulher chegou a percorrer hospitais em busca de notícias dele.

Durante a tarde, uma criança foi até a residência dela e relatou que o rapaz estava morto dentro de um carro, no estacionamento da casa de saúde. A mãe do jovem foi até o hospital e pediu auxílio aos seguranças para encontrar o corpo do jovem. O cadáver foi encontrado no banco traseiro do Fiesta. 

trado no banco traseiro do Fiesta. 

 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros