Polícia



Investigação

Polícia prende suspeito de matar homem que teve o corpo encontrado em estacionamento de hospital em Porto Alegre

Preso já havia se apresentado em delegacia um dia após cadáver ser localizado. Ele entregou arma e alega legítima defesa

09/01/2020 - 09h12min


Leticia Mendes
Robinson Estrásulas / Agência RBS
Local onde corpo foi encontrado na tarde de sexta-feira

A Polícia Civil prendeu na noite desta terça-feira (7), no Campo da Tuca, na zona leste de Porto Alegre, um suspeito de envolvimento na morte de Andrew Fagundes dos Santos, 25 anos. O jovem teve o corpo encontrado dentro de um carro no estacionamento do Hospital São Lucas da PUCRS na sexta-feira (3). Preso de forma temporária, ele alega que o crime ocorreu durante uma briga com a vítima.  

No sábado (4), um dia após o corpo de Santos ser encontrado dentro de um Fiesta roubado, este mesmo homem já havia se apresentado à polícia. Ele confessou a morte e entregou aos agentes um revólver de calibre 38, que diz ter sido usado no crime. O homem, também morador do Campo da Tuca, relatou que o crime aconteceu um dia antes do corpo ser encontrado.

— Ele alega legítima defesa. Diz que os dois estavam em um beco usando drogas. A vítima estaria, segundo a versão dele, armada. Ele conta que os dois brigaram e que tomou a arma da vítima e atirou. Mas encontramos algumas contradições no depoimento dele. Por isso, a prisão agora. Vamos ouvi-lo novamente e averiguar se procede ou não essa versão — explica o delegado Guilherme Gerhardt, da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Polícia Civil / Divulgação
O revólver de calibre 38 entregue pelo preso

Conforme o policial, o jovem morto também era morador do Campo da Tuca e usuário de drogas. No entanto, não há relatos de que ele costumasse andar armado. Além disso, segundo o delegado, o preso alegou que pediu socorro, logo após atingir a vítima com um tiro no abdômen.

— Ele diz que uma pessoa estaria passando em um carro e ele pediu ajuda. Mas a descrição que ele dá é diferente do homem que aparece em imagens que obtivemos — afirma o delegado.

Nesses vídeos, ainda conforme Gerhardt, um homem aparece saindo do Fiesta, já dentro do estacionamento do hospital. Logo depois, ele retira os tênis da vítima e deixa o local. A polícia ainda tenta identificar quem é esse homem. O veículo usado para levar Santos até o estacionamento havia sido roubado no dia 31 de dezembro no bairro Cidade Baixa.  

A polícia prendeu o suspeito na noite desta terça-feira (7), por volta das 20h, em frente à residência dele no Campo da Tuca. A arma entregue pelo preso será periciada para confronto balístico com um projétil retirado do corpo. A necropsia também irá apontar se a vítima teve mais algum ferimento, além do disparo.

Mãe avisada

O jovem teria sido atingido  por volta das 21h da quinta-feira (2), no Campo da Tuca, e levado até o estacionamento do Hospital São Lucas, onde o veículo ingressou por volta das 23h. No dia seguinte, segundo o delegado Gerhardt, a mãe de Santos foi avisada de que o filho teria sido baleado. A mulher chegou a percorrer hospitais em busca de notícias dele.

Durante a tarde, uma criança foi até a residência dela e relatou que o rapaz estava morto dentro de um carro, no estacionamento da casa de saúde. A mãe do jovem foi até o hospital e pediu auxílio aos seguranças para encontrar o corpo do jovem. O cadáver foi encontrado no banco traseiro do Fiesta. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias